quinta-feira, 6 de março de 2008

Wolfhound no Fantas

Infelizmente falhei este:

Los Cronocrimenes – Nacho Vigalondo – Esp – 88 min - CF/MELIÈS - v. o. leg. port.
Depois de agredido por um estranho armado com um par de tesouras e o rosto coberto com uma compressa cor-de-rosa, um homem entra acidentalmente numa máquina de tempo e viaja até uma hora atrás. Encontrar-se a ele próprio vai ser o primeiro de uma série de desastres com consequências imprevisíveis.
A estória parece engraçada, e agora não vou saber se o filme "concretiza" as expectativas ou não... mas, adiante que filmes não faltam!

E começamos o fim de tarde com
Cecilie – Hans Fabian Wullenweber – Din – 93 min - CF/MELIÈS - v. o. leg. port.
Cecilie vê e sente coisas que ninguém pode ver ou sentir. Com a ajuda de um médico, a mulher descobre uma ligação arrepiante entre a sua experiência e um assassinato brutal, cometido há trinta anos.



O filme está bem conseguido, e oferece uma nova perspectiva aos filmes de "espíritos" que voltam para ajudar a resolver um crime passado. Mais um prova de que o cinema Dinamarquês tem tudo o que é preciso para ganhar mais protagonismo no panorama do cinema Europeu.

De seguida tivemos
You, the Living – Roy Andersson – Sue – 95 min SR v. o. leg. port.
Um filme sobre a humanidade, a sua grandeza e sua baixeza, a alegria e a tristeza, a sua autoconfiança e a sua ansiedade, o seu desejo de amar e ser amado. Uma trágicomédia ou um drama trágico sobre todos nós, seres humanos.Vencedor do Festival de Chicago.
Bem, este é daqueles filmes que sinceramente não "encaixei". Admito que teve alguns momentos fabulosos, mas... não é o género de filme que eu aprecie. Mesmo com alguns momentos surreais e de nonsense a lembrar inspiração Monty Pitoniana (esses sim, adoro) no global não apreciei.

E rapidamente chegamos ao épico da noite, antecedido por duas curtas:
Shut-eye Hotel – Bill Plympton – EUA – 7 min -CF- v. o. leg. ingl
“Shut-eye Hotel” vai aterrorizar o seu sono, como “Tubarão” nos fez temer a água.
O mais recente trabalho de Bill Plympton é um “film noir” sobre um assassinato misterioso num hotel de segunda.
Occupations – Lars Von Trier – Din – 3 min -CF/MELIÈS- v. o. leg. ingl.
Um crítico de cinema francês (Lars von Trier) e um homem de negócios vêm um filme durante o Festival de Cinema de Cannes. O homem de negócios não consegue estar calado. O filme faz parte do colectivo “Chancun son Cinema”, curtas metragens de 3 minutos encomendadas a realizadores famosos para comemorar os 60 anos do Festival de Cannes.

O primeiro apresenta-nos mais uma obra de Bill Plympton. E oferece-nos toda uma estória de filme de terror em meros 7 minutos. Imperdível para todos os fãs de cinema de animação e do fantástico.

O segundo, uma curta ultra curta de Lars von Trier, que devia ser exibida antes de TODAS as sessões, para relembrar ao pessoal que passa não se cala durante a exibição de um filme que, às vezes, isso pode ter consequências nefastas!
Eu sugiro à organização que passe esta curta em vez do secante spot publicitário da SIC. :)
(eu sei, eu sei, patrocínios... não se pode evitá-los!)


E chegou a altura da estrela da noite:
Wolfhound – Nikolay Lebedev – Rus – 136 min - CF - v. o. leg. port.
Um grande guerreiro, Wolfhound, é o último homem da tribo dos Grey Dogs. Após ter escapado de morte certa, Wolfhound tem um desejo só– vingança. Aceita servir de protector de Elen, a princesa de Galirad e numa viagem perigosa, cheia de mistérios. Na linha de “Lord of the Rings” com a habitual espectacularidade russa.



Uma super épica mega produção russa, onde a comparação com o Lord of the Rings é inevitável. Ao longo de mais de 2h de filme acompanhamos a aventura de um guerreiro que procura vingança. Muita acção e magia à mistura, não faltando sequer os excelentes efeitos especiais (embora, por uma ou outra vez estes deixassem um pouco a desejar - mas isso é algo que afecta quase todos os filmes, incluindo as mega produções de Hollywood.)

Altamente recomendado para todos os fãs de filmes do género.

Estranhamente, e por muito improvável que possa parecer, até se conseguem ver algumas (bastantes?) influências de Star Wars! Vejam se descobrem o "R2D2" companheiro do herói, um Obiwan versão Nª Srª de Fátima, e ainda... quando chegarem à batalha final, então... aí nem disfarçam nada! :)

3 comentários:

  1. Até nem faltou o Darth Vader, as tantas o realizador era fã =D
    Tenho pena não ter chegado a tempo das curtas e pelos vistos perdi duas grandes curtas :(

    ResponderEliminar
  2. Não se chora sobre o leite derramado, ou neste caso, sobre os filme perdidos! :)

    É uma questão de tempo até apanhares isso outra vez, de uma maneira ou de outra.

    Encontrei alguns links para o youtube, mas como seria de esperar já foram todos retirados... pff.
    "This video is no longer available due to a copyright claim by Festival de Cannes and Elzevir Films"

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu dantes encontrava a maioria das curtas do plymton na youtube mas há pouco tempo atrás queria mostrar à uma pessoa e já não havia (quase) nada além dos trailers.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails