quarta-feira, 5 de março de 2008

Fantasporto - 7º dia

Music Within - Steven Sawalich – EUA

"A verdadeira história de Richard Pimentel, um brilhante orador público com um passado acidentado, que regressa do Vietname para iniciar uma luta em prol dos americanos com deficiência. Vencedor do Prémio do Público do Festival de Dallas."


Com o nosso amigo Ron Livingston do hilariante "Office Space", aqui está uma história verídica muito bem contada, agradável de se ver e com muito bom humor, apesar da seriedade do tema. Para quem não conhecia a história deste Senhor, fica aqui uma óptima oportunidade para o fazerem, com a certeza de que também estarão a ver um bom filme. Recomendo.

Baba Yaga – Frederic Dano – FRANÇA
"
Dois orfãos encontram refúgio na casa abandonada de Baba Yaga, um ogre que regressa a casa quando os míudos já se tinham instalado…"


Uma curta metragem que conta uma história algo estranha, com um bom visual e boa caracterização, mas que não me entusiasmou por aí além.

The Appeared - Paco Cabezas - ARGENTINA, MÉXICO, ESPANHA
"Uma viagem ao lado obscuro de alma humana. Malena e Pablo, dois irmãos que percorrem a Argentina descobrem um diário que revela a história de crimes cometidos vinte anos atrás."


Ora cá está uma boa surpresa. Uma história muito interessante, bem contada, com alguns twists, suspense, terror, sangue, um assassino fanático e impiedoso... com os pés bem assentes na terra e numa realidade não tão distante assim no tempo. Com a participação do próprio realizador numa cena do filme, em que que se vê numa televisão um homem a correr de motoserra na mão atrás de uma mulher nua, cena essa que ele queria usar do filme "Texas Chainsaw Massacre", mas que por falta de dinheiro para pagar direitos, agarrou ele próprio na motoserra e convidou a prima para andar por ali com os seios à mostra no meio do mato! :D

Breath – Kim Ki Duk – COREIA DO SUL
"Jang Jin (Chang Chen), condenado à morte, tenta suicidar-se na sua cela. Yeon (Zia), uma dona de casa traída pelo marido, vê as notícias na televisão e sente-se impulsivamente atraída pelo homem. Numa série de encontros, os dois estranhos vivem um ciclo inteiro, desde amor até a morte. Do realizador de “The Isle”."


Kim Ki Duk é um nome que me faz sempre vir a correr para o cinema. Gosto muito das histórias contadas por ele, do visual dos seus filmes, sempre tudo a preceito e com muito bom gosto. "Breath", para não variar muito, tem uma história estranha, seja lá o que isso quer dizer hoje em dia. Eu gosto de tudo o que é estranho, por isso caiem-me sempre bem estes filmes. Os encontros de Yeon com Jang Jin são de partir a rir, ainda mais com os gags do Director da cadeia, era só ouvir as gargalhadas do povo na audiência. Um filme que não vai muito à bola com aqueles que são infiéis numa relação a 2, e a lição é algo pesada aqui nesta história, mas há que ver para perceber se isto dá frutos ou não. Mais um filme que recomendo vivamente.

Found Objects – David Birnbaum – CANADÁ
"Num mundo futurista destruído por uma guerra que não termina nunca, as preparações para um recital de música estão a deixar todos loucos. Os espectadores estão ansiosos, as bombas caem ininterruptamente e o teatro está muito degradado. Alheio a tudo isto está um velho que continua a esforçar-se para que tudo corra bem."


A fazer lembrar os ambientes delirantes de "Delicatessen" de Caro e Jeunet, está aqui uma curta metragem absolutamente louca. Vista ao pormenor é uma delícia. As ligações que vamos encontrando entre as pessoas que habitam o edifício do velho teatro são desconcertantes, hilariantes até... Gostei deste desarranjo todo :D

Peekers – Mark Steensland – DINAMARCA
"Algo de muito estranho se passa na casa do vizinho…"


Logo no início da curta lembrei-me do "The Burbs" com o Tom Hanks, quando o vizinho do lado aparece a bater à porta. Mas não tem nada a ver ;) Esta é uma curta curta, filmada de câmara na mão, com um aspecto amador, mas está lá no que toca a contos fantásticos. Teve piada :)

Mother of Tears – Dario Argento – ITÁLIA
"Uma jovem estudante de arte abre sem querer uma urna antiga que solta a bruxa mais poderosa do mundo. Com um flagelo dos suicídios a invadir a cidade, e bruxas de todo o mundo a reunirem-se em Roma, Sarah tem de utilizar todos os poderes psíquicos para parar a Mãe das Lágrimas, antes que o mal vença o mundo. O último do mestre do terror, Dario Argento."


Este "velhote", este Manoel de Oliveira dos filmes Gore e de Terror é o meu ídolo. Com os seus 68 anos (se não me engano), Dario Argento continua a meter nos seus filmes belas jovens desnudadas a gritarem perante o horror que lhes vai aparecendo pela frente. Aquilo devem ser horas a espreitar na câmara até obter o plano perfeito (se é que me entendem) eheheh. Este é o filme que o Star Wars podia ter sido, tantas são as vezes que ouvimos no fundo da cabeça "Luke, use the force", mas aqui adaptado para o feminino, com mãe fantasminha armada em Casper - the friendly ghost, sempre a dizer à sua filha para usar os seus poderes contra as bruxas... Muito sangue, muito gore, muitas risadas, o filme perfeito para o Fantas. Mas é só isso mesmo ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails