terça-feira, 20 de julho de 2021

Voz "deepfake" de Anthony Bourdain gera polémica

O documentário "Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain" está a gerar alguma polémica por ter recorrido a tecnologia "Deepfake", mas neste caso não para recriar cenas com o falecido chef, mas sim para recriar a sua voz a ler um email que enviou.

Era o tipo de coisa que tradicionalmente seria lido pelo narrador ou outra pessoa, mas que neste caso tirou partido da tecnologia disponível para o fazer com a sua própria voz - e há quem não goste.

Acima de tudo, parece que a principal questão estará relacionada com o facto do documentário não indicar que foi usada essa tecnologia para recriar a voz de Bourdain e o fazer dizer coisas que não tinha dito (mas tinha escrito) - pelo que, no final, tudo se poderá resumir a adicionar um pequeno alerta, ao estilo dos documentários que indicam "algumas cenas foram dramatizadas, etc. etc." Mas, se já dá polémica ter a voz de alguém a ler algo que escreveu... imaginem só quando começarem a sair coisas onde temos pessoas a dizerem coisas completamente contrárias e inventadas, no pior sentido possível dos deepfakes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails