quarta-feira, 19 de maio de 2021

Deepfakes auxiliam dobragens mais realistas

A Flawless AI é uma empresa que está a usar a tecnologia feepfake para criar dobragens mais naturais e realistas.

Quando se fala em deepfakes é quase impossível não pensar nos casos em que se pode usar isso de forma abusiva, ao ponto de quase nos esquecermos que - tal como qualquer outra ferramenta - tem muitas aplicações em que pode ser usada devidamente. Um desses casos está a ser demonstrado pela Flawless AI, que está a aplicar os deepfakes nas dobragens dos filmes e séries.

Embora por cá tenhamos a felicidade de ver os filmes na sua língua original (com algumas poucas excepções), há muitos países onde em vez de legendas é usada a dobragem das vozes. Por muito cuidado que tenham a tentar escolher palavras que melhor se encaixem nas imagens, o resultado raras vezes é convincente, e é aí que os deepfakes podem dar uma ajuda, ao ajustar o rosto dos actores originais de modo a que a sua boca coincida perfeitamente com a dos actores que estão a fazer a dobragem.


Esta tecnologia limita-se a aplicar as técnicas de "transferência de rostos" que têm sido demonstradas e melhoradas ao longo dos últimos anos.


Embora o resultado não seja completamente automático e ainda obrigue a alguma edição manual, será sempre melhor do que ter o efeito "Bruce Lee", em que estamos a ouvir palavras que em nada coincidem com a boca dos actores. Por outro lado, isto significa que um filme ou vídeo não pode apenas contar com faixas áudio de diferentes línguas à escolha, já que para cada uma delas será necessária uma versão diferente do vídeo, onde as bocas dos actores foram ajustadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails