terça-feira, 4 de agosto de 2020

Netflix vai ter velocidade ajustável


A Netflix vai finalmente dar resposta à funcionalidade mais pedida pelos clientes, e permite ajustar a velocidade de reprodução - para quem preferir ver conteúdos a velocidade acelerada ou abrandada.

Por agora a funcionalidade de ajuste da velocidade na Netflix será estreada nos Android, com ajustes de velocidade que, ao estilo do que é feito no YouTube, serão em passos fixos de 0.5x ou 0.75x para quem preferir ver coisas mais lentamente, ou de 1.25x ou 1.5x para quem preferir ver coisas mais rápidas. São ajustes mais limitados que os disponibilizados no YouTube, que vão de 0.25x a 2x, mas serão um primeiro passo muito bem vindo.

Pessoalmente, gostaria de ver opções com passos mais reduzidos, já que para muitos conteúdos poderia ser conveniente ter velocidades como 1.1x ou 1.2x, em vez de saltar directamente para os 1.25x; ou de 0.9x ou 0.8x para o lado oposto.

Os estúdios têm combatido este tipo de opções de deixar o controlo da reprodução do lado dos espectadores; mas não seria de esperar outra coisa de uma indústria que continua a promover os 24fps (uma escolha puramente económica feita há quase um século, por ter a "velocidade minima" que acharam suportável, para poupar película); e que ainda hoje se tenta intrometer nos nossos televisores com modos "certificados" de cinema para remover quaisquer efeitos de interpolação que os televisores façam.

Meus amigos, deixem que sejam as pessoas a decidir como querem ver as coisas, incluindo se querem ver um programa lento a uma velocidade de 2x; ou reduzir a velocidade para quem tiver dificuldade em ler legendas o puder fazer com maior comodidade. ;P


Para além do Android, a velocidade variável na Netflix também será disponibilizada na app iOS e na web; mas por agora parece que não há planos para a disponibilizar nas apps das Smart TVs, o que é lamentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails