terça-feira, 9 de julho de 2019

Netflix tem que "cortar no tabaco"


Quem acompanhar algumas das mais populares séries da Netflix - como Stranger Things, Unbreakable Kimmy Schmidt ou Orange is the New Black, terá certamente reparado que estas séries estão a apresentar muitos mais personagens a fumar - e os dados comprovam-no.

Um relatório mostra que a Netflix tem contribuído para um aumento brutal no número de vezes que o tabaco aparece em séries, algumas das quais com aumentos significativos. Da época de 2015/16 para a de 2016/17 na série Unbreakable Kimmy Schmidt passou_se de 9 cenas para 292(!), em Orange is the New Black passou-se de 45 para 233, e mesmo em Stranger Things, que já era uma das mais elevadas, passou-se de 182 para 262 (e nesta terceira temporada arrisca-se a aumentar ainda mais, já que temos múltiplos personagens constantemente de cigarro na boca).

Em menor grau, isto também vai acontecendo em séries dos canais de TV convencional, com algumas excepções como The Walking Dead e Bone, onde se verificou uma redução.

Pessoalmente, achei que o exagero do tabaco no Stranger Things S3 chegou ao ponto de até se tornar incomodativo, em vez de ser apenas o "retrato da época". Há personagens que não perderiam nada em remover por completo o cigarro da cena, e esperemos que esta chamada de atenção relembre a Netflix (e outros) para não estragarem o que foi conseguido a muito custo nas últimas décadas. A última coisa que precisamos são os canais de streaming a tentar fazer passar a imagem de que "fumar é fixe".

1 comentário:

  1. Bom, é um retrato de época :)
    Mas confesso que me faz impressão por ex quando fumam dentro de portas, ou quando fumam a comer, parece algo bastante estranho.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails