terça-feira, 30 de julho de 2019

Another Life


A Netflix tem uma nova série sci-no no seu catálogo - Another Life - mas será melhor não criarem muitas expectativas sobre ela.

A premissa da série é interessante. Temos um estranho artefacto extra-terrestre que aterra no nosso planeta, e enquanto por cá se tenta arranjar forma de comunicar com ele, é simultaneamente enviada uma missão para o seu planeta de origem, para tentar iniciar o primeiro contacto com uma raça extra-terrestre. No entanto... não esperem muito daqui.

O início à Arrival pouco ou nenhum tempo perde com o impacto do mundo ser confrontado com a prova de vida inteligente extra-terrestre; para não falar de se ter logo a coincidência de o casal protagonistas ser casado (quais as probabilidades de que a capitão ideal para a missão ser casada com o cientista mais qualificado para tentar comunicar com o artefacto?) Mas adiante... a sucessão de coisas completamente absurdas vai-se sucedendo repetidamente a cada episódio, para não falar de dobrar as próprias regras da física (no universo da série) sempre que dá jeito: a certa altura a nave não pode acelerar para a velocidade FTL por estarem algumas naves à frente; pouco tempo depois já não há problema em fazê-lo perante um campo de destroços muito maior.

Isto para não falar que a própria tripulação parece ter sido escolhida com o intuito de ser a menos adequada possível. Temos supostos astronautas que perante cenários desconhecidos fazem as coisas mais absurdas possíveis: provar comidas desconhecidas; aventurarem-se sozinhos por sabe-se lá onde; para não falar nas próprias zangas entre uns e outros, que fazem daquilo uma verdadeira "telenovela" no espaço. Junte-se a isto uma inteligência artificial que também está mais focada nos seus sentimentos do que na missão... e ficamos com uma mistela que resulta numa série de algumas pequenas homenagens a clássicos sci-fi como Alien e Encontros Imediatos do 3º Grau, coladas com todo o tipo de clichés sem preocupação com qualquer dose de originalidade.

Ainda assim se forem fãs de sci-fi, não deixem de espreitar... mas conscientes daquilo em que se estão a meter.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails