sábado, 30 de janeiro de 2016

Cineasta faz filme de 10h de uma parede só para chatear comissão de classificações britânica


As comissões de classificação de filmes são uma das mais perversas "máfias" que continuam a ter poderes de censura, e foi para alertar para essa situação que um cineasta britânico decidiu fazer um filme com mais de 10h que se limita a filmar uma parede com tinta a secar.

A British Board of Film Classification (BBFC) já tem mais de um século de existência, e o seu nome original não engana quanto às suas funções British Board of Film Censors. O seu objectivo era precisamente o de evitar que fossem feitos filmes com conteúdos "indecentes", incluindo não só as óbvias "cenas com homens e mulheres na cama", como também "danças inapropriadas", e "referências indevidas a políticos ou individualidades".

Actualmente o nome tenta disfarçar as suas funções, mas a realidade é que se continua a estar perante uma comissão que tem poderes para cortar as cenas que considera inaceitáveis num filme. E considerando que para um filme ser exibido publicamente no Reino Unido tem que ter a classificação da BBFC (e pagar por isso), já percebe como um pequeno grupo de pessoas fica com o poder de decidir aquilo que acha aceitável que todos os outros vejam ou não.


Este Paint Drying foi um projecto nascido graças ao crowdfunding para chamar a atenção para esta situação, com o objectivo de fazer o filme mais chato possível só para dar trabalho aos "visionadores" da comissão. Todas as contribuições serviam para prolongar a duração do filme (uma vez que a comissão cobra um valor fixo + um valor por cada minuto de duração) e com um valor angariado de £5,936 resultou um filme com 609 minutos, de tinta a secar numa parede. São mais de 10h de filme que agora irá ser classificado pela BBFC, o que implica que dois dos seus membros tenham que ficar 10h a olhar para o ecrã, para no final darem a sua avaliação.

Embora se pudesse imaginar que os "censores" simplesmente saltassem o filme para o fim, a comissão diz que tudo será feito como a regras mandam, vendo o filme integralmente (alguns dos apoiantes até sugeriram inserir alguns frames indecentes distribuídos ao longo das várias horas de filme, para comprovar se o filme ia mesmo ser visto - mas parece que o cineasta não quis estragar a sua obra prima.)


Indirectamente, isto faz também com que o filme "Paint Drying" possa ser um dos mais pirateados de sempre, pois embora seja um filme com mais de 10h de duração... poderão descarregá-lo simplesmente gravando a seguinte imagem para o vosso computador. Depois é só ficarem a olhar para ela durante 609 minutos, e pronto, já viram o filme. :)




P.S. Se se interessam por estes temas, recomendo que vejam o documentário This Film Is Not Yet Rated, que nos mostra o papel da vergonhosa MPAA nos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails