segunda-feira, 6 de abril de 2015

Thunderbirds Are Go estão de regresso


Os Thunderbirds são uma série de animação que tem fascinado gerações ao longo das décadas, e agora estão de regresso com uma ajuda dos efeitos digitais que lhes permite dispensar os seus tradicionais fios.

As aventuras da equipa do "International Rescue" que usa as suas fantásticas máquinas para salvar pessoas por todo o mundo (e combatendo os habituais vilões de serviço com as suas intenções de dominar o mundo) começaram a conquistar fãs na distante década de 60. Numa altura em que "computador" ainda era uma palavra praticamente desconhecida, esta série recorria à Supermarionation que combinava as tradicionais marionetas com sistemas mais avançados de animação (com controlos eléctricos no interior dos bonecos).

Esse sistema, também aplicado noutras séries, caracterizou o seu aspecto característico de animação e que passou a ser uma "imagem de marca" da série - mas que por muito nostálgica que seja, não deixará de parecer arcaica para os novos espectadores. Coisa que agora fica resolvida com este regresso "digital" dos Thunderbirds Are Go!

Agora em vez das marionetas temos bonecos CGI, mas continua a recorrer-se à mesma técnica de mistura com imagens reais e modelos à escala que continua a dar à série um aspecto característico (e por vezes até se mantêm pequenos movimentos "menos fluidos" que servem como homenagem à série original. Mas como sempre, nada se pode fazer hoje em dia sem que seja criticado, e os fãs mais ferrenhos da série original já olham para esta série como uma aberração.

Não me parece que haja motivos para tal. Também eu sou fã da série original, mas não me choca ver esta actualização que faz regressar os Thunderbirds aos nossos ecrãs. Será uma excelente forma de conquistar as gerações mais novas, que abandonariam imediatamente uma série com "fios" à mostra, e no processo talvez fazer com que até sintam curiosidade em ir espreitar os originais e aprender a dar valor às técnicas usadas originalmente.

Vamos esperar que as críticas negativas iniciais não demovam os produtores da série, e que semanalmente possamos acompanhar as aventuras destes Thunderbirds are go!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails