quarta-feira, 9 de julho de 2014

Noah

Darren Aronofsky já nos habituou a trazer fílmes épicos para o grande ecrã, e em Noah volta a fazê-lo.

Retratando o episódio do grande dilúvio do Velho Testamento (sem esquecer que as histórias de um grande dilúvio são transversais a praticamente todas as religiões e civilizações antigas), somos levado para um tempo em que os descendentes de Adão e Eva extremaram posições, e onde Noé fica encarregue de construir uma arca que guardará o início de uma nova era.

Não tendo lido o Velho Testamento, não faço ideia quão fiel ou aproximado o filme é dos relatos bíblicos (embora nalguns documentários tenha ouvido que há cenas que foram criticadas por grupos religiosos... e que na verdade se limitavam a reproduzir o que estava descrito nos textos - incluindo a fase em que Noah se afasta e passa os dias bêbedo). Mas ignorando todo esse aspecto e carga religiosa e olhando para o filme como um épico tal qual encaramos qualquer outro grande épico mitológico, o filme resulta e bem.

Pela parte positiva, destaque para a sequência da criação do Universo, que converte o Génesis "religioso" num retrato cientificamente correcto; pelo lado negativo, algumas cenas em "chroma-key" onde se nota perfeitamente o "recorte" dos personagens (e animais) e que não seriam de esperar num filme com produção desta magnitude. Mas, não é por isso que deverão evitá-lo, nem tão pouco por estar conotado com uma história bíblica.


2 comentários:

Related Posts with Thumbnails