segunda-feira, 9 de setembro de 2013

La Cage Dorée

Tem feito furor nas salas nacionais: A Gaiola Dourada (ou La Cage Dorée no original). Um filme que retrata as aventuras e desventuras de uma família portuguesa emigrada em França, dos seus amigos e patrões, e que acaba por servir de retrato aos estereótipos típicos dos portugueses no estrangeiro.

Realizado por Ruben Alves, ele próprio filho de emigrantes portugueses, este filme tornou-se num sucesso em França, falando-se já de um remake em versão americana.

A história é aquela que tantas vezes se conta: José e Maria são trabalhadores exemplares, sempre dispostos a "dar o litro" mesmo quando a única compensação que recebem em troca é uma palmadinha nas costas. Mas a chegada de uma carta que lhes revela serem os donos da quinta dos seus sonhos em Portugal vai mudar por completo a vida desta família - que também desconhece que a sua filha está a namorar com o filho do patrão de José.

Com a notícia "secreta" a espalhar-se por todo o lado, os amigos e patrões começam a arranjar estratagemas para os manterem por lá - sendo que inevitavelmente a coisa atinge proporções insustentáveis e... passamos ao reverso da medalha.


A Gaiola Dourada está cheia de caras conhecidas, a começar por Rita Blanco, Joaquim de Almeida e a sempre inconfundível Maria Vieria; e aborda um tema bem querido e próximo de milhões de Portugueses - tanto os que vão/foram trabalhar para o estrangeiro como aqueles que ficaram por cá mas conhecem quem tenha ido. Tem a vantagem de retratar o "típico português" sem se tornar demasiado caricatural, ao mesmo tempo que também mete o dedo na ferida na forma como muitas vezes os portugueses são tratados (ou explorados) sem que lhes seja dado o devido valor.

E... como não sou fã deste tipo de filmes, fico-me por aqui. :)

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails