sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tears of Steel Remasterizado em 4K


Lembram-se da curta Tears of Steel feita com recurso ao Blender? Pois bem... caso estejam com intenções de comprar um dos novos ecrãs Ultra HD 4K, já poderão dar uso a todos os pixeis, pois o filme foi recriado e remasterizado em 4K.

Foi uma experiência que mostrou quais as dificuldades em lidar com este novo formato usando ferramentas open-source, mas que também suspeito que poderá servir como sinal do que está para vir. Hoje em dia já temos vários casos de filmes e séries que são "re-renderizados" com recurso aos novos efeitos digitais (temos os casos bem famosos do Star Wars "re-enfeitado", e também da série Star Trek).

Suspeito que no futuro, se possa começar a tornar cada vez mais comum que as cenas "digitais" possam vir a ser re-processadas sempre que houver alguma evolução técnica (4K, 8K, etc.) - pelo menos, até que se chegue a um ponto em que os efeitos digitais atinjam tal perfeição que sejam indistinguíveis de imagens reais. Nesse ponto, um filme poderia passar a ser como um jogo de computador, com as imagens a serem geradas em tempo real com a qualidade e resolução pretendidas - e abrindo as portas a filmes completamente interactivos onde pudéssemos influenciar o seu desenrolar... como um jogo.

... Sempre me parece melhor opção do que nos quererem obrigar a comprar os mesmos filmes que já compramos anteriormente, sempre que um novo formato com mais qualidade fica disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails