sábado, 8 de junho de 2013
Automan - Séries de Outros Tempos
Hoje trago-vos mais uma série que maravilhou os apreciadores da ficção e dos computadores na década de 80. Depois do sucesso de Tron no cinema, houve quem tentasse levar os "espectaculares" efeitos visuais para a televisão... mas invertendo a fórmula: em vez de termos um humano dentro do mundo dos computadores, agora tinhamos um holograma que saia do mundo digital para ajudar a combater o crime no mundo real - o seu nome: Automan.
Fui dar com um documentário sobre esta série que nos faz revisitar aqueles tempos (e colocar em perspectiva o que nos era mostrado na altura). O mais curioso é embora a série nos apresentasse um estilo gráfico computorizado... os seus efeitos eram todos feitos à moda antiga! Só para o visual do fato do Automan (numa altura em que ainda não havia a técnica dos "green/blue screens") era necessário um sistema especial na câmara, paineis ultra-reflectores no fato, a criação de mais um negativo, uma máscara frame a frame, a aplicação do efeito, a combinação com a imagem real. Um factor que encarecia bastante a produção na altura ($1 milhão por episódio!) e que também terá ajudado a que a série ficasse limitada a uma única season.
Espreitem o documentário já a seguir, que vale bem a pena, tanto para os que acompanharam a série na altura, como para as gerações mais recentes que estejam curiosas para saber como eram feitas coisas na "louca" década de 80. :)
Posted by Carlos Martins at 11:32
Labels: Automan, Documentários, Nostalgia, Séries de Outros Tempos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu lembro-me perfeitamente. O que eu mais gostava era das curvas do carro a 90° que fazia com que a pessoa que ia ao lado do condutor embatesse contra o vidro da porta. :)
ResponderEliminar