sexta-feira, 2 de março de 2012

Fantasporto 2012 - Dia 12

Hoje, sexta-feira, 2 de Março, podem ver:


Grande Auditório do Teatro Rivoli




14.30h – Os Imortais – António Pedro Vasconcelos – Port – 130 min RETRO APV v.o. leg. ingl.

É um filme da segunda fase da obra de António pedro Vasconcelos, e é o argumento de que mais se orgulha, e que escreveu sozinho. É também o único dos seus filmes adaptado de um romance: “Os Lobos não usam coleira”, de Carlos Vale Ferraz. Para António pedro Vasconcelos representou um dos maiores desafios: “uma construção em forma de puzzle, à maneira de Siodmak, Orson e Manckiewicz, e também o que melhor resistiu a uma produção difícil, dolorosa e desleixada.”



17.30h – The Maiden Danced to Death - Endre Hules - Hung – 106 min PP/AE v.o. leg. ingl.

Com um elenco internacional onde se destaca Deborah Kara Hunger, Stevie (Istvan) é um empresário que chega dos Estados Unidos a Budapeste e reata a sua relação com a irmã Gyula, e a cunhada Mari que tem uma companhia de dança húngara. Afastado da família durante décadas, Istvan tem dificuldade em regressar ao seu passado. Tendo conseguido que a companhia do irmão fizesse uma digressão pelo mundo, Istvan procura dominar essa companhia, acabando por desestabilizar. Ver este filme é uma experiência fascinante.



19.00h – Get Carter – Mike Hodges – GB - 107 min - v.o. leg. port.

HOMENAGEM MIKE HODGES E AO 40 ANOS DE GET CARTER

Vencedor no Fantasporto de 1990 com "Black Rainbow" nas categorias de melhor filme e melhor actriz (Rosanna Arquette) da Secção Oficial de Cinema Fantástico, Mike Hodges, um dos mais importantes cineastas britânicos, vem ao Fantasporto 2012 receber o Prémio por uma Carreira. Em “Get Carter”, que este ano celebra 40 anos, Michael Caine é um gangster que regressa a Londres para investigar a morte repentina do irmão. Carter é uma figura ambivalente, um assassino aparentemente sem emoções, mas incapaz de resistir a chorar a morte do irmão. Exibido em cópia 35mm restaurada pelo BFI.



21.30h - Kill List - Ben Wheatley - GB – 95 min PP/AE v.o. leg. port.

“Desde meados dos anos 70 que o cinema de horror britânico não é tão assustador”, a conclusão é da revista britânica de cinema “Total Film” que dá a “Kill List” 5 estrelas. Já a “Empire” prefere escrever que este é “um filme negro, divertido e perturbador. O realizador está entre os mais promissores da Grã-Bretanha”. Prémio Melhor Actor Secundário dos Prémios de Cinema Independente Britânico, o realizador de “Down Terrace”, Ben Wheatley, atira para matar com este “Uma Lista a Abater”.



23.15h – In the Dark Half – Alastair Siddons – GB – 90 min CF/AE v.o. leg. port. (antestreia mundial)

Uma arrepiante história de fantasmas sobre amor, tristeza e redenção. É Outono e Maria tem 15 anos. Vive com a mãe Kathy nos subúrbios e gosta de correr. No topo do monte, tem um esconderijo. O seu refúgio do mundo. Filthy é vizinho das duas. Ele é pai solteiro, tem um filho de 6 anos chamado Sean. Um dia Filthy leva Sean a caçar coelhos e leva Maria com eles. A jovem de 15 anos e o adulto de 40 desenvolvem uma estranha relação.



01.15h – Meat - Victor Nieuwenhuijs, Maartje Seyferth – Hol – 92 min PP/AE v.o. leg ingl.


CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
“Meat” podia ser a sequela de “The Green Butchers”, o filme vencedor da Semana dos Realizadores do Fantasporto e do Prémio Meliès D’Or em 2004 (Melhor Filme de Cinema Europeu Fantástico). Um humor negro cortante e um argumento louco e sádico, fazem deste filme uma delícia imperdível, e não estamos a falar de costeletas! Só parece um talho normal ao início. Cedo se começa a perceber que a carne tem um aspecto animalesco. Este talho não tem muitos clientes, é mais um mundo de fantasia, um asilo onde o homem do talho pode viver as suas fantasias sexuais.



Pequeno Auditório do Teatro Rivoli



15.15h – COMPETIÇÃO OFICIAL CINEMA PORTUGUÊS – ESCOLAS DE CINEMA 2 v.o.port

ETIC- ESCOLA TÉCNICA DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO (LISBOA)
Cubolution – Paulo Lopes - Port - 4’36’’- animação
A Musa - Ricardo Salgado - Port- 10’
Submersa - Alexia Fernandes - Port -15’
Trash TV - Rodolfo Rodrigues – Port - 3’ 7’’animação
+
RESTART - INSTITUTO DE CRIATIVIDADE, ARTES E NOVAS TECNOLOGIAS (LISBOA)
Longtemps Je me Suis Couché de Bonne Heure- Andrea Fernández – Port - 3’12’’
Supermercado - Tiago Ivo, Alberto Simões, Rui Durão - Port - 11’ 18’’
Maiores de 65 - Daniela Migalho, Luís Margalhau - Port - 10’ 07
Mina de S. Domingos - João Abecassis Fernandes - Port - 15’ – documentário
O Gato - Bernardo Ferreira, João Teixeira - Port - 9’45’


17.15h – COMPETIÇÃO OFICIAL CINEMA PORTUGUÊS v.o.port

O Milagre - Amadeu Pena da Silva – Port - 11’20’’
A Falha no Sistema - José Miguel Moreira - Port – 15’
A Dança de Sisifo - André Lourenço, Paulo Valente - Port -10' 21''
Nada Fazi - Filipa Reis, João Miller Guerra - Port - 20’
Stroke - Sofia de Botton - 5’61’’- Port - animação
O Fim do Homem - Bruno Telésforo, Luís Lobo - Port - 8’ 47’’
Sibilância - Rui Oliveira Pires - Port - 5’ 20’’
O Planalto da Mourela - Martin Dale - Port- 24’ - documentário
Loly Pop Star - Ana Carneiro - Port - 10’11’’


19.15h - PROGRAMA SCI-FI SHOTS 2 FANTASPORTO 2012 v.o.*

* maioria dos filmes com legendas em inglês
Dead Happy - Nicky Lianos – GB - 11'44"
Vicenta - Sam - Esp - 22'13"
Jugando con la muerte - Paul Urkijo - Esp - 17'46"
Lo siento te quiero - Leticia Dolera - Esp - 11'15"
Deus Irae - Pedro Cristiani – Argentina - 13'33"
Dead Hungry - Will Bridges – GB - 10´
Daisycutter - Enrique García, Rubén Salazar – Esp - 6'41"


21.00h – Evangelion 1:0 You are (Not) Alone – Masayuki, Kasuya Tsurumaki, Hideaki Anno – Jap – 98 min PP/AE ANIMÉ v.o. leg. port.

Animé (cinema de animação japonês) Ficção científica repleta de acção.
Durante o cataclismo global conhecido como "Segundo Impacto", metade da população do Mundo morreu. Quem sobreviveu desconhece as verdadeiras causas deste cataclismo.




23.00h – The Truth of Lie - Roland Reber – Alem – 98 min PP/AE v.o. leg. ingl

CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Um dos mais marginais realizadores alemães da actualidade, Roland Reber, continua a sua cruzada contra os bons costumes. Depois de obras controversas como “24/7 The Passion of Life” e “Angels with Dirty Wings”, ambas apresentadas no Fantasporto chega agora com “The Truth of Lie” mais uma experiência limite aos corpos e mente humana.
Christoph de 35 anos estudou psicologia e depois de se ter licenciado, trabalhou como treinador de motivação. Para se sentir totalmente realizado, decidiu escrever. O seu tópico favorito são experiências emocionais de pessoas no limite.


01.00h – Night of the Ghouls – Ed Wood – EUA – 69 min RETRO ED WOOD v.o. leg. port.

Norte-americano de nascimento, foi produtor, realizador e argumentista de filmes de terror, "love story´s" e ficção científica que se destacavam pela criatividade face aos limitados recursos que possuía para o fazer, tanto a nível técnico como de orçamento. Foi rapidamente que Ed Wood se tornou num cineasta de culto. Ed Wood reune os suspeitos do costume para mais um filme que tem tanto de divertido como de assustador.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails