Hoje, quinta-feira, 1 de Março, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h - The Theatre Bizarre - Richard Stanley, Buddy Giovinazzo, Tom Savini, Douglas Buck, Karim Hussain, David Gregory - EUA/ Fra/Can – 115 min AE/CF v.o. leg. port.
O alemão Udo Kier, protagonista de filmes como “Blade”, “A Sombra do Vampiro”, “Ondas de Paixão” e da série televisiva “Borgia” é o fantoche humano que durante uma noite vai actuar para a jovem Enola Penny. Ela vive obcecada com um teatro que acha estar abandonado. Quando arranja coragem e entra no decrépito auditório, vai descobrir seis contos de horror e bizarria.
17.00h – Avé - Konstantin Bojanov - Bulgária - 84 min SR/AE v.o. leg. port.
Filme multipremiado nos festivais de cinema europeus, foi candidato à Camera D’Or do Festival de Cannes. À boleia de Sofia para Roussé, uma pequena cidade na fronteira búlgara com a Roménia, Kamen, um estudante de arte conhece Avé, uma jovem de 17 anos que fugiu de casa. Curiosamente, Avé também vai para Roussé, pelo que decidem ir juntos.
21.15h - Guilty of Romance - Sion Sono – Jap – 124 min SR/AE v.o. leg. port.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
O cruzamento da série televisiva “Lei e Ordem: Unidade Especial” com o “pink cinema” japonês. Quem não conhecer o trabalho do controverso poeta e realizador Sion Sono vai ficar chocado com o que vai ver, e aqueles que já estão familiarizados são desafiados com uma das suas mais perturbadoras obras. Três mulheres de estratos sociais diferentes procuram prazer sexual de maneiras pouco convencionais.
23.15h – Eva - Kike Maíllo – Esp - 94 min CF/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Error 0036 - Raul Fernandez Rincón - Esp – 12 min CF/AE Curtas v.o. leg ingl
Menção Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza, Prémio Melhor Efeitos Especiais do Festival de Sitges. 12 nomeações para os Goya, os prémios do cinema espanhol. Este encantador conto de ficção científica, cheio de romantismo, tem um elenco internacional. O alemão Daniel Bruhl (“Goodbye Lenin” e “Sacanas Sem Lei”) é Alex Garel, um famoso programador informático que ao fim de 10 anos regressa à sua terra natal para trabalhar na Universidade local.
01.15h - The Truth of Lie - Roland Reber – Alem – 98 min PP/AE v.o. leg. port.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Um dos mais marginais realizadores alemães da actualidade, Roland Reber, continua a sua cruzada contra os bons costumes. Depois de obras controversas como “24/7 The Passion of Life” e “Angels with Dirty Wings”, ambas apresentadas no Fantasporto chega agora com “The Truth of Lie” mais uma experiência limite aos corpos e mente humana.
Christoph de 35 anos estudou psicologia e depois de se ter licenciado, trabalhou como treinador de motivação. Para se sentir totalmente realizado, decidiu escrever. O seu tópico favorito são experiências emocionais de pessoas no limite.
14.30h – COMPETIÇÃO OFICIAL CINEMA PORTUGUÊS – ESCOLAS DE CINEMA 1 v.o.port
ESCOLA SOARES DOS REIS (Porto)
Devoção - Daniela Rodrigues - Port - 4’ 21’’
Café Utopia - Sara Pinto – Port - 5’ 25’’
Crossing Walls - Ana Borba - Port - 5’ 31’’
Cor - Linnea Lidegran - Port - 3’ 40’’
Porto, Cidade Oriental - Nelson Graf – Port - 5’ 6’’
Feeling Good - Helena Moreira – Port - 4’ 7’’
Bunker - José Eduardo - Port - 5’ 36’’
Chama do Conhecimento - Gustavo Costa - Port - 3’ 55’’
Uma Tarde num Espelho - Helena Santos - Port - 4’22’’
S4phyr4 - Melissa Guimarães - Port - 4’ 56’’
Ouroboros - Sérgio Torres - Port - 4’ 33’’
Underground - Nelson Leão - Port - 5’ 35’’
+
UNIVERSIDADE CATÓLICA
Artur - Flávio Pires – Port - 18’ 13’’
Píton - André Guiomar - Port - 19’ 53’’
Old Moon - Sofia Peixe, Sue Alves – Port- 6’ 34’’
The Night Shift - Jorge Barros - 3’14’’
17.15h – PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – ESCOLAS CINEMA
UNIVERSIDADE DO MINHO
Sonhos Roubados - Fernando Henrique, Gonçalo Almeida, Heraldo Almeida, Luís Martins, Sérgio Costa – Port- 9'30"
The Tracking – Bibiana Fernandes – Port - 6'54"
Indefectible Blemish - Alejandro Montecatine, Andreia Almeida, Cyntia Monteiro, Daniela Pereira, Joana Rodrigues, João Araújo, João Braga, João Vilares, José Carvalho, Isabel Rodrigues, Paulo Dias e Sílvia Meneses – Port - 14’
+
UNIVERSIDADE LUSÓFONA (Lisboa)
O Fim do Homem - Bruno Telésforo, Luís Lobo - Port - 8’ 47’’
Quadro Branco – Catarina Catrola, Tatiana Saavedra – Port - 9’ 16’’
A Estrela Mais Brilhante – André Matos, Joana Santos - Port -11’ 37’’
Mutter – Tony Costa, Rafael A, Martins- Port - 8’27’’
A Dança de Sísifo – André Lourenço, Paulo Valente - Port -10' 21’’
19.15h – Transeurope Express - Alain Robbe Grillet - Fra/Belg - 105 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o, Fantasporto realiza com o apoio do Instituto Francês uma retrospectiva da sua obra. Em todos os filmes uma visão singular de um cinema onde a palavra é rainha, onde o estilo marca a diferença e a imagem seduz o espectador enquanto o provoca nos seus desejos mais íntimos e perversos.
21.00h – L’Immortelle - Alain Robbe Grillet - Turquia/Ita/Fra - 101 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Robbe-Grillet é a par com Marguerite Duras, um dos grandes nomes da literatura francesa, criadores e chefes de fila do movimento do nouveau roman e curiosamente ambos cederam à tentação irresistível de passar da escrita para o ecrã. Figura ímpar de um tempo em que o cinema francês era o farol da cultura, a obra deste escritor-cineasta tem a marca inconfundível de autor.
23.00h – Perdido por Cem – António Pedro Vasconcelos – Port – 105 min RETRO APV v. o. port
A primeira longa-metragem de António Pedro Vasconcelos. “Perdido por Cem” (1973), é um filme fortemente influenciado pela “Nouvelle Vague” francesa. Tal como esclarece António Pedro Vasconcelos: “Escolhi ‘Perdido por cem’, por ser o meu primeiro filme, com todas as ingenuidades e imperfeições, mas o mais pessoal e o mais obscenamente sincero que fiz até hoje.”
Sem comentários:
Enviar um comentário