segunda-feira, 12 de março de 2012

The Adventures of Tintin

Das mãos de Steven Spielberg e Peter Jackson (quem imaginaria um dia ver estes dois nomes lado a lado? :) chega-nos uma adaptação cinematográfica de um dos mais emblemáticos heróis da BD... The Adventures of Tintin.

Mesmo sabendo que se tratatava de uma produção americana, e portanto falada em inglês, tenho que confessar que me custou bastante ouvir o nosso célebre Tintin falar em inglês - e mais ainda ouvir o Dupont e Dupond serem chamados de Thomson e Tompson, e do nosso conhecido cachorro Milou passar a ser o Snowy.

... mas talvez seja eu que esteja demasiado nostálgico e agarrado às memórias de infância...

Tecnicamente irrepreensível, até nos custa acreditar ver os habituais personagens planos dos livros de banda desenhada ganharem volume na animação feita por computador - e ainda por cima de forma tão bem conseguida.

E como seria de esperar, aqui podemos encontrar todos os tradicionais elementos a que estamos habituados, incluindo os passarinhos a voar em redor da cabeça de alguém atordoado... (o filme está recheado de pequenos pormenores desse tipo.) Até fiquei surpreendido por terem colocado uma arma nas mãos de Tintin (especialmente vindo de um Spielberg que alterou digitalmente o seu ET para apagar as armas dos soldados ;)

Recomendado, e esperemos que mais aventuras de Tintin possam surgir no seguimento deste filme que serve de apresentação relâmpago ao nosso herói e ao seu eterno amigo, o capitão Haddock.


1 comentário:

  1. É um hibrido entre a quase imagem real e a animação. Está tudo bem feito realmente mas falta-lhe perfume... e não consigo dar-lhe a classificação de Bom. E não falarem em francês tira-lhe uma certa mistica que ainda povoa, deste lado, o imaginário dos tempos infantis a ver os desenhos animados.
    Achei descarado o facto do vilão ser tão parecido com o Steven Spielberg (o realizador).
    O melhor do filme é verdadeiramente o cão, o Milu (ou Snowy como lhe chamam os americanos). Mas é um filme muito interessante.

    Eu gostei mas perto do fim começou a saturar-me um pouco. O estilo de aventura está bem (apesar de ter a sensação que não havia assim tanto espirito de aventura como o filme passa a ideia mas sim mais de investigação nas Bds) contudo é o melhor do filme até.
    O Spielberg também tem culpa pois exagera nos constantes movimentos de camera flutuante (aqui informática, é certo). A imagem está sempre a movimentar-se em círculos para um lado e para o outro... perto do fim essa técnica, deste lado, começou a saturar. Como animação está tudo bem feito mas... nem acho que lhe falta algo e nem sei bem o quê.

    6,5/10 Interessante

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails