sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Lisbon & Estoril Film Festival


Arranca hoje na capital o festival de cinema Lisbon & Estoril Film Festival, que traz a Portugal pessoas como Paul Giamatti, David Cronenberg, entre vários outros nomes sonantes.

O festival irá espalhar-se por vários espaços de Lisboa e Cascais: cinemas Monumental, Nimas e São Jorge, Museu de História Natural e da Ciência, Torre de Belém, Faculdade de Letras, Discoteca Lux, Centro Cultural de Belém e Cinemateca Júnior, Centro de Congressos de Cascais e Casino Estoril; e conta com 10 ante-estreias: de David Cronenberg ("Um Método Perigoso"), Roman Polanski ("Carnage"), George Clooney ("Nos Idos de Março"), Pedro Almodóvar ("A Pele Onde Eu Habito"), Gus Van Sant ("Inquietos") e Lars von Trier ("Melancolia").


Sendo sempre salutar que todos os festivais de cinema nacionais prosperem, não deixa de ser com alguma tristeza que uma vez mais se verifica que novos festivais prosperem, mesmo em tempo de crise, aparentemente sem qualquer dificuldade em obter apoios... quando outros festivais consagrados, com mais de 30 anos de existência, continuam a ficar esquecidos, ano após ano, com promessas de apoio feitas publicamente e que ficam por cumprir.

Vale-nos que, com ou sem dificuldades, o cinema sobreviverá sempre... e por nós, cá estaremos para fazer tudo o que for possível para o apoiar.

2 comentários:

  1. Também louvo que apareçam festivais, mas comparando os apoios públicos que são dados a cada há algo de muito errado. Especialmente neste caso porque devido à fama desse senhor para questões financeiras não percebo como tem tantas cidades dispostas a acolhê-lo.
    Por isso é que da minha parte não é dado qualquer destaque. Se o quer que o pague.

    ResponderEliminar
  2. Valeu o "Killer Joe" do Friedkin. Se formos por birras a cultura já tinha morrido em Portugal, se é que já não morreu.

    cumprimentos,
    cinemaschallenge.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails