domingo, 22 de maio de 2011

Letters from Iwo Jima

Não me batam, mas... é verdade. Só agora tive oportunidade de ver o Letters from Iwo Jima de Clint Eastwood.

Embora seja ficcionado, o filme tem como inspiração os relatos reais e livros sobre a batalha de Iwo Jima, e mostra-nos este episódio marcante da segunda Grande Guerra tal como foi visto e vivido pelos Japoneses.

Realizado por Clint Eastwood, o filme é iminentemente japonês, com actores japoneses e falado em japonês - o que por si faz com que o ambiente seja bastante mais realista do que aqueles filmes de guerra onde aliados e inimigos todos falam inglês.

Por outro lado, mais do que um filme de guerra, é um filme sobre os soldados - ou melhor - as *pessoas*, soldados e oficiais, que são colocadas numa situação de guerra, completamente contra-natura, e onde os lados "bons e maus" acabam por ser algo sem sentido... Restando apenas a consciência e honra, se assim se puder chamar, de cada um.

Um excelente filme para guardar para se ver quando se tiver vontade de recordar um pedaço da História do séc. XX... e que tantas vezes parece passar despercebido a quem continua a guerrear por este planeta fora.


(Agora falta-me ver o Flags of Our Fathers, que reconta o mesmo espisódio pelo lado Americano.)

2 comentários:

  1. Começaste logo pelo melhor. O do lado Americano não é tão bom quanto este!

    ResponderEliminar
  2. é como diz o nuno, este é muito melhor do que o Flags. estes japoneses lutam pela sua honra, enquanto que os americanos pelo dinheiro.

    o melhor são as cenas de batalha, que parecem uma continuação do prólogo do soldado ryan.

    o Flgs é um dramalhão desiludido.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails