segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Selecção Disney

Em comemoração do 50º filme de animação da Disney a chegar aos cinemas (Tangled), fui convidado pela Ana do SplitScreen a escrever um pouco sobre alguns dos filmes que me permanecem na memória, para uma rubrica no seu blog... e aqui está a transcrição do meu contributo. (E podem/devem lá dar um salto para verem as preferências de vários outros bloggers cinematográficos. ;)

Olhem que não é fácil tentar reduzir a apenas dez toda a quantidade de filmes da Disney que nos acompanham desde a nossa infância - e por isso mesmo, a ordem pela qual os coloquei deverá servir apenas de referência e não de "preferência".

  1. Pinocchio (1940)
  2. Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
  3. Sleeping Beauty (1959)
  4. Cinderella (1950)
  5. One Hundred and One Dalmatians (1961)
  6. The Black Cauldron (1985)
  7. Aladdin (1992)
  8. The Lion King (1994)
  9. Pocahontas (1995)
  10. Atlantis: The Lost Empire (2001)


Obviamente não podia deixar de mencionar os quatro clássicos que para sempre recordarei com carinho especial: Snow White and the Seven Dwarfs, Sleeping Beauty, Cinderella e claro está... o inesquecível Pinochio, cuja história intemporal permanece tão actual hoje como o era há 70 anos atrás.

Em representação dos inúmeros filmes que se seguiram nas décadas de 60 e 70, escolhi o One Hundred and One Dalmatians, um filme que nos mostra a bondade e a crueldade lado a lado, em forma de entretenimento para toda a família, como tão bem a Disney sabe fazer.

É preciso não esquecer a tarefa monumental que é fazer um filme de animação - especialmente naqueles tempos em que não havia computadores para ajudar no serviço... centenas de milhar de frames de animação, todos desenhados e pintados à mão... é obra!

Mas, em meados dos anos 80, os computadores começaram a dar o seu contributo... e ainda me recordo perfeitamente de ficar maravilhado com os efeitos que surgiram em The Black Cauldron, o primeiro filme de animação que deu uso ao CGI (imagens geradas por computador). Filme que infelizmente se revelou um fiasco comercial.




Nos anos 90 a Disney trouxe-nos um sem número de êxitos instantâneos: Aladdin, The Lion King, Pocahontas; são alguns dos títulos que ainda estarão bem presentes nas memórias de várias gerações - sempre acompanhados de grandes bandas sonoras, que nos fazem relembrar o peso que a música sempre teve nos filmes da Disney.

E para terminar, em representação do novo milénio - e não podia eu deixar de mencionar um filme sobre a Atlântida - Atlantis: The Lost Empire; que contava com a voz de Michael J. Fox (e também de Leonard Nimoy :)

É esta a minha selecção - até ao momento - e espero que daqui por algumas décadas, muitos mais filmes da Disney possam surgir e encontrar um porto seguro de abrigo nas nossas memórias e corações. Porque afinal, a magia existe, e ninguém melhor que a Disney para nos relembrar disso sempre que entramos numa sala de cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails