Em comemoração do 50º filme de animação da Disney a chegar aos cinemas (Tangled), fui convidado pela Ana do SplitScreen a escrever um pouco sobre alguns dos filmes que me permanecem na memória, para uma rubrica no seu blog... e aqui está a transcrição do meu contributo. (E podem/devem lá dar um salto para verem as preferências de vários outros bloggers cinematográficos. ;)
Olhem que não é fácil tentar reduzir a apenas dez toda a quantidade de filmes da Disney que nos acompanham desde a nossa infância - e por isso mesmo, a ordem pela qual os coloquei deverá servir apenas de referência e não de "preferência".
- Pinocchio (1940)
- Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
- Sleeping Beauty (1959)
- Cinderella (1950)
- One Hundred and One Dalmatians (1961)
- The Black Cauldron (1985)
- Aladdin (1992)
- The Lion King (1994)
- Pocahontas (1995)
- Atlantis: The Lost Empire (2001)
Obviamente não podia deixar de mencionar os quatro clássicos que para sempre recordarei com carinho especial: Snow White and the Seven Dwarfs, Sleeping Beauty, Cinderella e claro está... o inesquecível Pinochio, cuja história intemporal permanece tão actual hoje como o era há 70 anos atrás.
Em representação dos inúmeros filmes que se seguiram nas décadas de 60 e 70, escolhi o One Hundred and One Dalmatians, um filme que nos mostra a bondade e a crueldade lado a lado, em forma de entretenimento para toda a família, como tão bem a Disney sabe fazer.
É preciso não esquecer a tarefa monumental que é fazer um filme de animação - especialmente naqueles tempos em que não havia computadores para ajudar no serviço... centenas de milhar de frames de animação, todos desenhados e pintados à mão... é obra!
Mas, em meados dos anos 80, os computadores começaram a dar o seu contributo... e ainda me recordo perfeitamente de ficar maravilhado com os efeitos que surgiram em The Black Cauldron, o primeiro filme de animação que deu uso ao CGI (imagens geradas por computador). Filme que infelizmente se revelou um fiasco comercial.
Nos anos 90 a Disney trouxe-nos um sem número de êxitos instantâneos: Aladdin, The Lion King, Pocahontas; são alguns dos títulos que ainda estarão bem presentes nas memórias de várias gerações - sempre acompanhados de grandes bandas sonoras, que nos fazem relembrar o peso que a música sempre teve nos filmes da Disney.
E para terminar, em representação do novo milénio - e não podia eu deixar de mencionar um filme sobre a Atlântida - Atlantis: The Lost Empire; que contava com a voz de Michael J. Fox (e também de Leonard Nimoy :)
É esta a minha selecção - até ao momento - e espero que daqui por algumas décadas, muitos mais filmes da Disney possam surgir e encontrar um porto seguro de abrigo nas nossas memórias e corações. Porque afinal, a magia existe, e ninguém melhor que a Disney para nos relembrar disso sempre que entramos numa sala de cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário