sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Melhores Filmes de 2005

No seguimento da nossa rubrica especial de Férias 2010 dedicada aos Melhores Filmes dos últimos 30 anos chegamos hoje ao ano de 2005, que nos trouxe filmes inesquecíveis como:

Batman Begins, King Kong, Stay, V for Vendetta, Harry Potter and the Goblet of Fire, Pride & Prejudice, Hard Candy, Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith, The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, War of the Worlds, Brokeback Mountain, Capote, Good Night, And Good Luck, Crash
Munich
... e muitos outros.


Mais um ano repleto de grandes filmes e que torna difícil destacar apenas um. Mas, para não estar a premirar "repetentes" como Batman Begins, ou remakes como King Kong e War of the Worlds (que são excelentes, sem dúvida) o destaque de 2005 vai para...

Sin City



Robert Rodriguez e Frank Miller trazem para o grande ecrã a adaptação dos comics deste último, com um elenco de luxo, e de uma forma original e completamente fiel ao estilo gráfico característico de Miller.




Óscares

Em 2005, o filme vencedor do óscar foi Crash, o de melhor realizador para Ang Lee (Brokeback Mountain), o de melhor actor foi para Philip Seymour Hoffman (Capote), o de melhor actriz foi para Reese Witherspoon (por Walk The Line).

3 comentários:

  1. Estupendo filme o Sin City... mas eu escolhia o Batman Begins porque não é um filme como os outros Batmans do Burton, esses eu realmente detesto :)

    Este Batman Begins transformou o Batman no meu herói favorito, o que até antes era exactamente o contrário!!

    ResponderEliminar
  2. War of the Worlds é excelente??? É a maior barraca do Spilberg até hoje (mesmo considerando o Indiana Jones 4). Fui ver isso ao cinema, e queria gostar, a sério que queria... mas não gosto. Mesmo nada. O The Chronicles of Narnia e o Harry Potter são outros que não me parecem merecer serem mencionados.

    Mas passando aos que merecem... O Batman Begins e o Sin City são excelentes. O Star Wars: Episode III também foi muito bom e finalmente fez esta triologia encaixar com a "original". O King Kong foi mesmo um remake à altura. Mas o meu destaque do ano iria provavelmente para o V for Vendetta.

    ResponderEliminar
  3. Certeiro! Sin City era o meu destaque para o ano de 2005, que foi abundante em bastantes filmes dignos de relevo.
    O Sin City é merecedor porque mais do uma adaptação de histórias da BD, trouxe com ele uma nova abordagem visual ao estilo de adaptar os desenhos da BD à imagem live-act, servindo-se da Bd como autêncticos storyboards das filmagens. Mas mais que isso foi o facto que conseguir o que parecia impossível pois a BD de origem é estilisticamente apenas desenhos ultra-saturados a com verdadeiro preto e branco de alto contraste total, onde se lhe acrescentava uma ou outra cor muito berrante (vermelho principalmente). Robert Rodriguez conseguiu mesmo o impossível e apurou ao máximo o visual de uma maneira sem precedentes (aliás tudo o que fez no filme é sem precedentes nestas adaptações). Aliemos um interessante elenco e um adequadamente bem conseguido estilo noir em modo série B (para mim Rodriguez é rei na série B) e deu-nos uma das minhas obras-primas das adaptações BDs.
    É quasecomo estar a ver a BD ganhar vida tal e qual como ela é. Efeito esse que é potenciado na versao especial Uncut, onde a versão de cinema deixa de ter as várias histórias cruzadas numa só e se as tem exactamente como os vários livros que deram origem a esta excelência. No DVD o capitulo cuja personagem é a de Mickey Rourke, que renasceu de maneira soberba sendo de novo resgatado para o cinema (grande Rodriguez!). Quentin Tarantino ainda assina uma das histórias.
    A ideia de Rodriguez já fez sucessores neste estilo: 300 e Watchmen (ambos bem realizados por Snyder) e ainda o próprio Frank Miller (o autor de Sin City e 300) em The Spirit.

    Gostei muito da Guerra dos Mundos (Spielberg inteligente e subtil), do V for Vendetta (valente filme baseado na BD de Alan Moore), Star Wars Ep3 (a trilogia em crescendo de qualidade atingindo neste o seu melhor), King Kong (muito amor há neste remake massivo), Crash, Capote.

    @ Nasp: concordo com o Carlos Martins em não eleger o Batman Begins. É óbvio que ainda está para chegar o ano de 2008... ainda há a possibilidade de Batman voltar a surgir por aqui... se bem que o Iron Man... mas mesmo assim acho que 2008 é o ano de Wall-e (e ter por aqui uma animação).

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails