No seguimento da nossa rubrica especial de Férias 2010 dedicada aos Melhores Filmes dos últimos 30 anos chegamos hoje ao ano de 2005, que nos trouxe filmes inesquecíveis como:
Batman Begins, King Kong, Stay, V for Vendetta, Harry Potter and the Goblet of Fire, Pride & Prejudice, Hard Candy, Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith, The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, War of the Worlds, Brokeback Mountain, Capote, Good Night, And Good Luck, Crash
Munich
... e muitos outros.
Mais um ano repleto de grandes filmes e que torna difícil destacar apenas um. Mas, para não estar a premirar "repetentes" como Batman Begins, ou remakes como King Kong e War of the Worlds (que são excelentes, sem dúvida) o destaque de 2005 vai para...
Sin City
Robert Rodriguez e Frank Miller trazem para o grande ecrã a adaptação dos comics deste último, com um elenco de luxo, e de uma forma original e completamente fiel ao estilo gráfico característico de Miller.
Óscares
Em 2005, o filme vencedor do óscar foi Crash, o de melhor realizador para Ang Lee (Brokeback Mountain), o de melhor actor foi para Philip Seymour Hoffman (Capote), o de melhor actriz foi para Reese Witherspoon (por Walk The Line).
Estupendo filme o Sin City... mas eu escolhia o Batman Begins porque não é um filme como os outros Batmans do Burton, esses eu realmente detesto :)
ResponderEliminarEste Batman Begins transformou o Batman no meu herói favorito, o que até antes era exactamente o contrário!!
War of the Worlds é excelente??? É a maior barraca do Spilberg até hoje (mesmo considerando o Indiana Jones 4). Fui ver isso ao cinema, e queria gostar, a sério que queria... mas não gosto. Mesmo nada. O The Chronicles of Narnia e o Harry Potter são outros que não me parecem merecer serem mencionados.
ResponderEliminarMas passando aos que merecem... O Batman Begins e o Sin City são excelentes. O Star Wars: Episode III também foi muito bom e finalmente fez esta triologia encaixar com a "original". O King Kong foi mesmo um remake à altura. Mas o meu destaque do ano iria provavelmente para o V for Vendetta.
Certeiro! Sin City era o meu destaque para o ano de 2005, que foi abundante em bastantes filmes dignos de relevo.
ResponderEliminarO Sin City é merecedor porque mais do uma adaptação de histórias da BD, trouxe com ele uma nova abordagem visual ao estilo de adaptar os desenhos da BD à imagem live-act, servindo-se da Bd como autêncticos storyboards das filmagens. Mas mais que isso foi o facto que conseguir o que parecia impossível pois a BD de origem é estilisticamente apenas desenhos ultra-saturados a com verdadeiro preto e branco de alto contraste total, onde se lhe acrescentava uma ou outra cor muito berrante (vermelho principalmente). Robert Rodriguez conseguiu mesmo o impossível e apurou ao máximo o visual de uma maneira sem precedentes (aliás tudo o que fez no filme é sem precedentes nestas adaptações). Aliemos um interessante elenco e um adequadamente bem conseguido estilo noir em modo série B (para mim Rodriguez é rei na série B) e deu-nos uma das minhas obras-primas das adaptações BDs.
É quasecomo estar a ver a BD ganhar vida tal e qual como ela é. Efeito esse que é potenciado na versao especial Uncut, onde a versão de cinema deixa de ter as várias histórias cruzadas numa só e se as tem exactamente como os vários livros que deram origem a esta excelência. No DVD o capitulo cuja personagem é a de Mickey Rourke, que renasceu de maneira soberba sendo de novo resgatado para o cinema (grande Rodriguez!). Quentin Tarantino ainda assina uma das histórias.
A ideia de Rodriguez já fez sucessores neste estilo: 300 e Watchmen (ambos bem realizados por Snyder) e ainda o próprio Frank Miller (o autor de Sin City e 300) em The Spirit.
Gostei muito da Guerra dos Mundos (Spielberg inteligente e subtil), do V for Vendetta (valente filme baseado na BD de Alan Moore), Star Wars Ep3 (a trilogia em crescendo de qualidade atingindo neste o seu melhor), King Kong (muito amor há neste remake massivo), Crash, Capote.
@ Nasp: concordo com o Carlos Martins em não eleger o Batman Begins. É óbvio que ainda está para chegar o ano de 2008... ainda há a possibilidade de Batman voltar a surgir por aqui... se bem que o Iron Man... mas mesmo assim acho que 2008 é o ano de Wall-e (e ter por aqui uma animação).