A grande surpresa da noite foi Hurt Locker, que arrecadou 6 estatuetas, enquanto Avatar se ficou por apenas três. Mas fico feliz por ter ganho um filme que eu classifiquei como "altamente recomendado"! :)
- Melhor Filme - The Hurt Locker (Estado de Guerra)
- Melhor Actor - Jeff Bridges (Crazy Heart)
- Melhor Actriz - Sandra Bullock (The Blind Side)
- Melhor Realizador - Kathryn Bigelow (The Hurt Locker)
- Melhor Filme Estrangeiro - El Secreto de Sus Ojos, Argentina
- Actor Secundário - Christoph Waltz (Sacanas Sem Lei)
- Actriz Secundária - Mo'Nique (Precious)
- Argumento Original - Mark Boal (Estado de Guerra)
- Argumento Adaptado - Geoffrey Fletcher (Precious)
- Filme de Animação - Up, Pete Docter
- Direcção Artística - Avatar
- Melhor Guarda-Roupa - The Young Victoria
- Melhor Maquilhagem - Star Trek
- Melhor Cinematografia - Avatar
- Melhor Documentário - The Cove
- Efeitos Visuais - Avatar
- Edição de Som - Estado de Guerra
- Mistura de Som - Estado de Guerra
- Edição de Filme - Estado de Guerra
- Banda-sonora Original - Up
- Canção Original - The Weary Kind, Crazy Heart
Já estava a estranhar a demora dum post sobre os óscares. Fico contente com o Hurt Locker, filme do qual gostei muito, fico com vontade de ver o Crazy Heart. O Avatar leva prémis em campos técnicos, como estava à espera, mas tendo em conta a concorrência, se levasse a de melhor filme, ia ficar muito decepcionado.
ResponderEliminarjá levou nos Globos de Ouro e já foi com sorte.
ResponderEliminarGanhou um bom filme que gostei também de ver... vi-o em dvd quando ainda não tinha saido sequer em Portugal!!
ResponderEliminarIsto talvez não seja grande novidade mas o que é certo e que o The hurt Locker teve as suas primeiras exibições em 2008 e concorre para os Oscars em 2009.
The Hurt Locker acaba por ser um exemplo perfeito do filme levado ao colinho pelos estudios para ganhar.... surpreendente foi ter ganho algumas estatuetas tecnicas ao Avatar.
Considerando a evolução técnica que o Avatar representou (basta ver aquele making-of com as "pseudo-cams 3D) gostava que tivessem levado mais óscares nessas categorias... Mereciam.
ResponderEliminarJá na parte artística, nao me chateia nada...
Aquela cena inicial da explosão no THe Hurt Locker foi determinado nesse aspecto tecnico :)
ResponderEliminarPara mim a Bigelow será sempre recordada por ser a autora do Point Break e sobertudo do Strange Days, mas pronto é dia da mulher :)
Sinceramente, ainda não vi o Hurt Locker porque não me puxa nada a vê-lo... todos dizem que é bom mas... pode ser que quando passar no TVCine o veja por estar a dar.
ResponderEliminarJá o Avatar, só o vi uma vez e ando mortinho por o apanhar e rever umas poucas de vezes lá em casa (lá em casa vão adorar).
É um pouco como o "Milionário..." do ano passado, não me puxa nadinha e até já passou várias vezes no TVCine, já o gravei para ver e... continua a zero visualizações.
Por outro lado o Batman TDK já o vi montes de vezes e ainda este fim-de-semana á noite vi do meio para o final. É maravilhoso demais para recusar qualquer visualização que seja...
De certa forma, para mim o que sai dos Oscars é apenas uma indicação... para ver ou não. às vezes são aqueles que menos estatuetas ganham que são os que mais prazer me dão ver. Por exemplo: o Doubt é mesmo bom.
E o Tarantino? Não se faz mas eu percebo a Academia perante ele... dão lhe o destque simbólico pois ele não precisa daquilo para nada.
Who cares... Tarantino rules!!!