sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A DVDteca Ideal

O meu colega Tiago Ramos do Split Screen teve uma ideia interessante e na qual tive o prazer de ter sido convidado a participar: escolher os dez filmes que considero indispensáveis numa colecçao de DVDs.

É sempre difícil reduzirmos a dez o número de filmes que consideramos importantes... A cada um que recordamos, outros rapidamente nos saltam à memória. E a lista rapidamente cresce exponencialmente em número.

Mas... vamos lá ver o que sai daqui...

1. Alien
Incontornavelmente, este é obrigatório. Ainda hoje a atmosfera criada por Ridley Scott neste clássico de "terror de ficção científica" permanece como uma referência. Serviu também para nos dar a conhecer H.R.Giger, cujo trabalho simbiótico entre o orgânico e o industrial deverá ter marcado os pesadelos de várias gerações. :)
Para poupar tempo, optem pelo pack da quadrilogia, que assim têm entretenimento para várias horas (e também é da meneira que ficam com o 2º Aliens para ver e rever.)


2. 2001: A Space Odyssey

Mais um clássico de ficção científica que não tem problemas a resistir à passagem do tempo. Stanley Kubrick a contar uma história de Arthur C.Clarke... como seria posível resistir? Um grande realizador aliado a um grande visionário trazem-nos esta história que tem tanto de maravilhosa como de assustadora.


3. Matrix
Correndo o risco de me tornar repetitivo, é fácil esquecermos o impacto que o Matrix dos irmãos Wachowski teve na altura do seu lançamento. Hoje, todos nós sabemos do que se trata... mas naqueles meses que antecederam a sua estreia... ninguém sabia o que iria sair dali. (Aliado ao facto de ter tido uma estreia mundial simultânea, à qual - como não podia deixar de ser - assisti! :) Efeitos especiais nunca antes vistos, e uma história que foi buscar inspiração Sci-Fi oriental... é um marco que merece lugar em qualquer colecção.
Aliás, é um dos filmes que levou muita gente a comprar um leitor de DVD.


4. A.I. / Bicentennial Man


Desculpem lá ter que fazer batota... Mas considero estes filmes tão "próximos" que não queria estar a desperdiçar duas posições com eles.
Em A.I. temos Steven Spielberg a adaptar uma história de Brian Aldiss, e que actualizam a história de Pinóquio para este novo século.
Em Bicentennial Man, a dupla é Chris Columbus e Isaac Asimov e levam-nos numa fábula sobre o sentido da vida e da própria humanidade.
Merecem lugar porque são filmes que inspiram os sonhos que nos fazem querer ir mais além.


Para que não fiquem a pensar que sou um fanático de ficção-científica (que sou, com muito orgulho!;) os próximos cinco filmes serão "completely different"... a começar por:


5. Life of Brian
Não posso dizer que seja um grande fã de comédias... mas Monty Python é um caso à parte. Este filme goza com tudo aquilo que grande parte da sociedade considera "sério", e ao mesmo tempo faz-nos pensar.
Para ser melhor, só se for visto acompanhado do também excelente The Meaning of Life.


6. Dead Poets Society - O Clube dos Poetas Mortos
Devem estar a pensar que estou maluco... Mas não. Este filme marcou-me bastante, principalmente por - até essa altura - pensar nos filmes como mera fora de entretenimento, e não como algo mais profundo que nos pode tocar. Ainda bem que este filme me mostrou que estava errado. (Outro filme que mais tarde causou um efeito semelhante... foi escrito por um tal de Stephen King e realizado por Frank Darabont, e chamava-se: The Shawshank Redemption.)


7. Das Boot
Em representação dos filmes de guerra que tanto adoro, nada melhor que este Das Boot de Wolfgang Petersen que nos coloca a bordo de um claustrofóbico submarino alemão em plena 2ª Guerra Mundial.
(Destaque também para a banda sonora... :)
Outro filme de guerra imperdível: Black Hawk Down.


8. Ben-Hur
Verdadeiro épico e símbolo das verdadeiras mega-produções de outros tempos - em que uma multidão não podia ser recriada digitalmente por um computador e obrigava a milhares de figurantes - é impossível não ter este clássico que expandia ainda mais as dimensões do grande ecrã (é um dos poucos filmes filmado no formato 2.76:1 em 65mm.)
Para uma experiência apróximada... temos também o mais recente: Gladiator.


9. Body Heat

Em representação de Lawrence Kasdan, escolho o seu primeiro filme, Body Heat - mas isto é só para servir de aperitivo, já que facilmente somos "obrigado" a ter também tudo aquilo que ele escreveu e realizou (desde Silverado, ao Accidental Tourist, aos Star Wars, e claro, o incontornável Raiders of the Lost Ark.)
E que me faz pensar também... tantos filmes de William Hurt que são obrigatórios... :)


10. The African Queen
Para me manter nos clássicos, é impossível contornar a época áurea do cinema a preto-e-branco, mas... para fugir à tendência que "obrigaria" a que colocasse o Casablanca na lista, opto por esta obra um pouco menos conhecida que junta Humphrey Bogart e Katharine Hepburn neste filme de John Huston, realizador de obras que merecem uma prateleira reservada em qualquer colecção.


11. Moulin Rouge!
Onze filmes numa lista de dez? Desculpem novamente a "batota", mas para representar o género musical, nada como este filme que surpreendeu tudo e todos, com Nicole Kidman e Ewan McGregor em prestações bem diferentes das que normalmente lhes são associadas.



E assim dou por concluida estas selecção, como artista convidado do Split Screen... mas nada "satisfeito", pois por cada filme que aqui coloquei, outros dez ou vinte me vinham à memória. Quero com isto dizer que é impossível reduzir a dez os filmes "essenciais" de uma colecção. Uma colecção é muito mais que isso, sendo composta por todos os filmes que nos assustam, nos fazem rir, nos fazem chorar... e principalmente... nos fazem sonhar.

17 comentários:

  1. É curioso... mas imaginava ver este artigo lá no Split Screen...

    A lista é boa sim e com boas escolhas populares, só foste injusto com Tarantino. Há alguns que seriam a minha escolha também: os casos de Matrix e A.I..

    ResponderEliminar
  2. O artigo é para aparecer lá também... (penso eu de que! ;)

    Para o Tarantino, já chega a referência do meu blog principal: "Aberto Até de Madrugada"! :)

    Claro que ficam muitas centenas de filmes de fora... mas é uma lista de 10, não haveria volta a dar.

    ResponderEliminar
  3. Life of Brian com The Meaning of Life e não adicionar (já que estavas numa de batota) o Holy Grail? tss tss

    ResponderEliminar
  4. Essa do nome do blog principal... safaste-te bem.

    ResponderEliminar
  5. Estas listas são sempre todas boas, e respeitavéis....

    Tb sei que isso é uma questão bastante dificil de escolher, talvez nós todos tenhamos 3 ou 4 filmes sempre para os primeiros lugares, mas depois até chegar ao numero dez, é começar a lembrar deste e daquele e vou deixar este de fora... é complicado.

    Quanto a lista em si, não sei mas acho que nenhum entrava na minha lista..... (Matrix tinha que discutir um dos lugares finais com muito outros) :)

    ResponderEliminar
  6. @Nasp

    Ainda bem que assim é... olha se todos nós tivéssemos listas iguais! :)
    Fico à espera da tua vez... ehehe

    ResponderEliminar
  7. @CMartins

    E tinha alguma graça uma listagem só de doentes mentais, robots, ETs, e onde os cavalos tb não iriam faltar :)

    ResponderEliminar
  8. Por falar em ETs... esqueci-me do E.T.! tchii... grande falha! :)

    ResponderEliminar
  9. Pois é, uma lista dessa importância devia ser ponderada durante uns meses. o ET foi o 1º filme que vi no cinema :)

    ResponderEliminar
  10. @CMartins
    Sim, esqueceste o E.T.

    @AHenriques
    O E.T. foi também o 1º filme que vi no cinema (sem ser animação da Disney)

    ResponderEliminar
  11. Pois... o meu acho que foi a branca de neve e os 7 anões (ainda em versão brasileira) no Foco! :)

    ResponderEliminar
  12. Caraças, tirando os filmes de animação não me lembro bem qual terá sido o meu primeiro filme no cinema...

    Terá sido praí o "Greystoke - The Legend of Tarzan, Lord of the Apes" com o Christopher Lambert.

    É muito filme... :)

    ResponderEliminar
  13. foi tão chocante que o meu cérebro bloqueou o episódio da minha memória! :P

    ResponderEliminar
  14. Dei uma vista de olhos pela tag Os Filmes da Minha Vida que tens aqui no blog, e não encontro nenhum filme nestes 10 da DVDTeca.

    Há aqui uma separação ?

    ResponderEliminar
  15. @Nasp

    São coisas diferentes. Há "filmes da minha vida" que me marcaram na altura em que os vi, mas que eventualmente até poderão ser filmes "banais" ou até mesmo "foleiros"... :) Mas que não invalidam que guarde boas memórias deles.

    Por acaso, havia dois que pensei colocar aqui (o Encontros Imediatos do 3º Grau e o Star Trek) mas que não coloquei exactamente por já ter falado deles.
    No entanto, todos estes que mencionei agora teriam também lugar nesses "Filmes da minha vida" :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails