O meu colega Tiago Ramos do Split Screen teve uma ideia interessante e na qual tive o prazer de ter sido convidado a participar: escolher os dez filmes que considero indispensáveis numa colecçao de DVDs.
É sempre difícil reduzirmos a dez o número de filmes que consideramos importantes... A cada um que recordamos, outros rapidamente nos saltam à memória. E a lista rapidamente cresce exponencialmente em número.
Mas... vamos lá ver o que sai daqui...
1. Alien
Incontornavelmente, este é obrigatório. Ainda hoje a atmosfera criada por Ridley Scott neste clássico de "terror de ficção científica" permanece como uma referência. Serviu também para nos dar a conhecer H.R.Giger, cujo trabalho simbiótico entre o orgânico e o industrial deverá ter marcado os pesadelos de várias gerações. :)
Para poupar tempo, optem pelo pack da quadrilogia, que assim têm entretenimento para várias horas (e também é da meneira que ficam com o 2º Aliens para ver e rever.)
2. 2001: A Space Odyssey
Mais um clássico de ficção científica que não tem problemas a resistir à passagem do tempo. Stanley Kubrick a contar uma história de Arthur C.Clarke... como seria posível resistir? Um grande realizador aliado a um grande visionário trazem-nos esta história que tem tanto de maravilhosa como de assustadora.
3. Matrix
Correndo o risco de me tornar repetitivo, é fácil esquecermos o impacto que o Matrix dos irmãos Wachowski teve na altura do seu lançamento. Hoje, todos nós sabemos do que se trata... mas naqueles meses que antecederam a sua estreia... ninguém sabia o que iria sair dali. (Aliado ao facto de ter tido uma estreia mundial simultânea, à qual - como não podia deixar de ser - assisti! :) Efeitos especiais nunca antes vistos, e uma história que foi buscar inspiração Sci-Fi oriental... é um marco que merece lugar em qualquer colecção.
Aliás, é um dos filmes que levou muita gente a comprar um leitor de DVD.
4. A.I. / Bicentennial Man

Em Bicentennial Man, a dupla é Chris Columbus e Isaac Asimov e levam-nos numa fábula sobre o sentido da vida e da própria humanidade.
Merecem lugar porque são filmes que inspiram os sonhos que nos fazem querer ir mais além.
Para que não fiquem a pensar que sou um fanático de ficção-científica (que sou, com muito orgulho!;) os próximos cinco filmes serão "completely different"... a começar por:
5. Life of Brian

Para ser melhor, só se for visto acompanhado do também excelente The Meaning of Life.
6. Dead Poets Society - O Clube dos Poetas Mortos

7. Das Boot

(Destaque também para a banda sonora... :)
Outro filme de guerra imperdível: Black Hawk Down.
8. Ben-Hur

Para uma experiência apróximada... temos também o mais recente: Gladiator.
9. Body Heat
Em representação de Lawrence Kasdan, escolho o seu primeiro filme, Body Heat - mas isto é só para servir de aperitivo, já que facilmente somos "obrigado" a ter também tudo aquilo que ele escreveu e realizou (desde Silverado, ao Accidental Tourist, aos Star Wars, e claro, o incontornável Raiders of the Lost Ark.)
E que me faz pensar também... tantos filmes de William Hurt que são obrigatórios... :)
10. The African Queen

11. Moulin Rouge!

E assim dou por concluida estas selecção, como artista convidado do Split Screen... mas nada "satisfeito", pois por cada filme que aqui coloquei, outros dez ou vinte me vinham à memória. Quero com isto dizer que é impossível reduzir a dez os filmes "essenciais" de uma colecção. Uma colecção é muito mais que isso, sendo composta por todos os filmes que nos assustam, nos fazem rir, nos fazem chorar... e principalmente... nos fazem sonhar.
É curioso... mas imaginava ver este artigo lá no Split Screen...
ResponderEliminarA lista é boa sim e com boas escolhas populares, só foste injusto com Tarantino. Há alguns que seriam a minha escolha também: os casos de Matrix e A.I..
O artigo é para aparecer lá também... (penso eu de que! ;)
ResponderEliminarPara o Tarantino, já chega a referência do meu blog principal: "Aberto Até de Madrugada"! :)
Claro que ficam muitas centenas de filmes de fora... mas é uma lista de 10, não haveria volta a dar.
Life of Brian com The Meaning of Life e não adicionar (já que estavas numa de batota) o Holy Grail? tss tss
ResponderEliminarEssa do nome do blog principal... safaste-te bem.
ResponderEliminarEstas listas são sempre todas boas, e respeitavéis....
ResponderEliminarTb sei que isso é uma questão bastante dificil de escolher, talvez nós todos tenhamos 3 ou 4 filmes sempre para os primeiros lugares, mas depois até chegar ao numero dez, é começar a lembrar deste e daquele e vou deixar este de fora... é complicado.
Quanto a lista em si, não sei mas acho que nenhum entrava na minha lista..... (Matrix tinha que discutir um dos lugares finais com muito outros) :)
@Nasp
ResponderEliminarAinda bem que assim é... olha se todos nós tivéssemos listas iguais! :)
Fico à espera da tua vez... ehehe
@CMartins
ResponderEliminarE tinha alguma graça uma listagem só de doentes mentais, robots, ETs, e onde os cavalos tb não iriam faltar :)
Por falar em ETs... esqueci-me do E.T.! tchii... grande falha! :)
ResponderEliminarPois é, uma lista dessa importância devia ser ponderada durante uns meses. o ET foi o 1º filme que vi no cinema :)
ResponderEliminar@CMartins
ResponderEliminarSim, esqueceste o E.T.
@AHenriques
O E.T. foi também o 1º filme que vi no cinema (sem ser animação da Disney)
Pois... o meu acho que foi a branca de neve e os 7 anões (ainda em versão brasileira) no Foco! :)
ResponderEliminarCaraças, tirando os filmes de animação não me lembro bem qual terá sido o meu primeiro filme no cinema...
ResponderEliminarTerá sido praí o "Greystoke - The Legend of Tarzan, Lord of the Apes" com o Christopher Lambert.
É muito filme... :)
mas a primeira vez nunca se esquece ;)
ResponderEliminarfoi tão chocante que o meu cérebro bloqueou o episódio da minha memória! :P
ResponderEliminarDei uma vista de olhos pela tag Os Filmes da Minha Vida que tens aqui no blog, e não encontro nenhum filme nestes 10 da DVDTeca.
ResponderEliminarHá aqui uma separação ?
@Nasp
ResponderEliminarSão coisas diferentes. Há "filmes da minha vida" que me marcaram na altura em que os vi, mas que eventualmente até poderão ser filmes "banais" ou até mesmo "foleiros"... :) Mas que não invalidam que guarde boas memórias deles.
Por acaso, havia dois que pensei colocar aqui (o Encontros Imediatos do 3º Grau e o Star Trek) mas que não coloquei exactamente por já ter falado deles.
No entanto, todos estes que mencionei agora teriam também lugar nesses "Filmes da minha vida" :)
yup, entendido.
ResponderEliminar