Lembram-se de eu ter escrito umas palavras sobre os críticos de cinema há algum tempo?
É que ao ler este post do Bruno Nogueira relativamente ao Slumdog Millionaire, não pude deixar de me relembrar desta passagem:
Para mim, e para muita gente da minha geração, o crítico era "aquela" pessoa que dizia mal dos filmes que todos gostavam e falava bem dos filmes que toda a gente achava uma seca.
Afinal, aqui parece estar a confirmação daquela "impressão" que tenho...
De um lado, um filme aclamado por críticos de todo o mundo; do outro, dois críticos que não têm problemas em dizer o que pensam, utilizando até palavreados coloridos que nem seriam apropriados para os "cargos" que ocupam (a não ser que achem aceitável um crítico dizer, a propósito da visão que determinado realizador retratou no filme, que este "... não conseguiu sentir mais do que o cheiro a merda.")
Ora... se o papel destes senhores é simplesmente falar mal do que a "maioria" fala bem, qual o interesse de continuarem a escrever em publicações vocacionadas para o grande público, que - este sim - se está borrifando para o que eles dizem?
A respeito do Slumdog Millionaire...
ResponderEliminar(que já não bastava "Slumdog" -cão rafeiro- não ser traduzido, como ainda tiveram a capacidade de aumentar a fortuna a este zé-ninguém, que passa de milionário a... bilionário?)
...inda não vi nele nada de tão entusiasmante para correr atrás dele.
Acho que se anda a promover um certo hype...
Se queres que te diga, este ano pela primeira vez sinto-me contra os Oscar. Não me revejo em nada do que a festa Oscar nos dá. É como se os filmes não fossem para o público geral mas sim para as elites com criticas iluminadas...
Eu acho que a par dos Oscar deveria de existir um diferente festival onde se incidisse nos filmes que o povo geral gosta e vai atrás no cinema... Dramas? Nã... a malta quer é filmes que mexam durante as duas horas de filme.
Há muito tempo que os Óscares são um jogo de interesses da indústria... portanto, já nada me surpreende.
ResponderEliminarFico feliz é por a facilidade de partilha de informação através da internet fazer com que filmes independentes possam chegar a mais pessoas; como por exemplo o caso do The Man From Earth - um filme "parado" mas que demonstra perfeitamente a qualidade dos filmes que andam por aí e que dificilmente chegarão a uma sala de cinema "comercial".
slumdog millionaire é um filme muito bom, e a posta do Bruno está a dar-lhes em cheio na mouche, que é o que eles merecem por serem assim... feios! Mas eu percebo o comentário da merda, é que há lá uma cena que marca algumas alminhas mais sensíveis, e compreendo que chegados ao fim do filme, ainda não estivessem curados das narinas. É fodido... coff coff, lixado lixado! ;D
ResponderEliminarJá no post do Slumdog no Antestreia disse o que pensava dos nossos críticos.
ResponderEliminarUm verdadeiro crítico vê aquilo em que os outros não reparam, sabe expor as suas ideias e opiniões. Por conhecer mais títulos pode achar menos original e encontrar imperfeições. E também consegue encontrar aspectos positivos em filmes menos queridos do público.
Quem é do simplesmente do contra não é um bom crítico. Chama-se a isso ser desagradável.
@Nuno
ResponderEliminarHá sempre gente para quem a polémica é sempre melhor que passar despercebido... :)
eu gostei bastante do filme, mas não é uma obra prima.
ResponderEliminara meio do filme já chateia um bocadinho haver um facto de vida para cada resposta. e quem é que dá 100 dólares a um cego que o vai dar ao seu "chulo", especialmente quando quem dá o dinheiro trabalha na cozinha de um restaurante e 100 dólares devem ser um ordenado inteiro...
Como ainda nem vi o filme, não me posso pronunciar - no entanto, é um contrasenso haver tantos milhares de críticos a dar pontuações fantásticas, e outros a dizer que é um dos piores filmes de sempre e utilizando palavras... menos próprias (digo eu).
ResponderEliminaré uma questão de bota-abaixo.
ResponderEliminarquando um filme começa a ser demasiado elogiado, há quem queira ser do contra.
eu dei-lhe um parecer bastante favorável porque é um filme emocionante, mas não é uma obra-prima. tem muitos facilitismos, mas que não estragam o conceito geral.