sábado, 8 de março de 2008

Fantasporto - 10º Dia

Cecilie – Hans Fabian Wullenweber – DINAMARCA

"Cecilie vê e sente coisas que ninguém pode ver ou sentir. Com a ajuda de um médico, a mulher descobre uma ligação arrepiante entre a sua experiência e um assassinato brutal, cometido há trinta anos."
Ora cá está mais um filme Dinamarquês a dar cartas bem fortes. A história é bem original e mexe com algo mais do que pessoas possuídas por um espírito... Está bem pensado, e muito bem contado este filme. Algumas cenas de suspensa bem executadas, e só início é que estava a demorar a arrancar e já estava a prometer ser uma seca, mas depressa mudou de tom, e fica-se bem agarradinho à cadeira a acompanhar Cecilie numa viagem em que não se percebe bem se está louca, e em que ninguém acredita nela, a não ser um médico que tenta ver para além dos 5 dedos que temos na mão (referência Patch Adams).


You, the Living – Roy Andersson – SUÉCIA
"Um filme sobre a humanidade, a sua grandeza e sua baixeza, a alegria e a tristeza, a sua autoconfiança e a sua ansiedade, o seu desejo de amar e ser amado. Uma trágicomédia ou um drama trágico sobre todos nós, seres humanos.Vencedor do Festival de Chicago."
Este filme arrancou-me logo umas valentes gargalhadas no início. Assim numa onda Monty Python em algumas cenas completamente nonsense, tem um humor negro bem ao gosto do meu dente. Algumas situações do dia-a-dia retiradas das leis de Murphy, e de resto surreal quanto baste. Um bom filme, para gente marada! ;)


Shuteye Hotel – Bill Plympton – EUA
"“Shuteye Hotel” vai aterrorizar o seu sono, como “Tubarão” nos fez temer a água.
O mais recente trabalho de Bill Plympton é um “film noir” sobre um assassinato misterioso num hotel de segunda."
Bill Plympton é Bill Plympton, e esta curta vem mesmo à medida para este festival. Uma curta animada de terror, com todos ingredientes que se pede para o Fantasporto, terror, suspense, um mistério a ser resolvido, sexo, sangue, e muitos berros!!! :D


Occupations – Lars Von Trier – DINAMARCA
"Um crítico de cinema francês (Lars von Trier) e um homem de negócios vêm um filme durante o Festival de Cinema de Cannes. O homem de negócios não consegue estar calado. O filme faz parte do colectivo “Chancun son Cinema”, curtas metragens de 3 minutos encomendadas a realizadores famosos para comemorar os 60 anos do Festival de Cannes."
Ahaahaha muitos aplausos e gargalhada nos valeu esta curta de Lars Von Trier, em que é ele próprio o personagem principal. Aqui se passa aquilo que muitas vezes nos dá vontade, e nada fazemos, quando as pessoas sentadas ao nosso lado numa sala de cinema, simplesmente não fecham a matraca.... e mais não digo! ;D


Wolfhound – Nikolay Lebedev – RÚSSIA
"Um grande guerreiro, Wolfhound, é o último homem da tribo dos Grey Dogs. Após ter escapado de morte certa, Wolfhound tem um desejo só– vingança. Aceita servir de protector de Elen, a princesa de Galirad e numa viagem perigosa, cheia de mistérios. Na linha de “Lord of the Rings” com a habitual espectacularidade russa."
Ahhh caraças, soube-me bem. O filme transportou-me direitinho para dentro da aventura e só saí de lá mesmo no fim, quando passavam os créditos já há algum tempo. Não tenho nada a apontar de mau neste filme. Para quem gosta de filmes de heróis, e neste caso da Rússia, que é coisa rara, é alugar, sacar, comprar, whatever. Bom filme, longo, mas bem aproveitadinho do início ao fim, raros foram os momentos de seca, se é que houve. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails