sábado, 26 de julho de 2025

Netflix confirma cena AI na série The Eternaut

Marcando a evolução das tecnologias, a Netflix confirmou o uso de tecnologia AI para gerar uma cena na série de ficção científica The Eternaut para reduzir custos.

A Netflix admitiu ter usado inteligência artificial para criar uma cena na sua nova série de ficção científica The Eternaut. Trata-se da primeira vez que a plataforma recorre a este tipo de tecnologia numa das suas produções originais. Segundo a Netflix, a decisão permitiu poupar tempo e dinheiro, especialmente numa sequência de efeitos visuais que, de outra forma, seria demasiado cara para o orçamento da série.

A cena, que mostra um edifício a desabar em Buenos Aires, foi produzida com recurso a tecnologias AI e foi concluída "10 vezes mais depressa" do que seria habitual com ferramentas tradicionais de VFX. Sem esta abordagem, o custo de produzir a cena tornaria a sua inclusão inviável.


Apesar de haver críticos ao uso das ferramentas AI para geração de vídeo, acaba por ser inevitável que as mesmas sejam usadas de forma cada vez mais frequente até que se tornem tão comuns e banais quanto hoje consideramos as demais ferramentas tradicionais.

Pelo caminho será também provável que vejamos muitas outras coisas que se tornam possíveis com esta tecnologia: como filmes ou séries que tenham segmentos diferenciados em função dos países ou do público alvo; e a mais longo prazo podermos ter filmes e séries que são personalizados para cada utilizador individualmente em função das suas preferências, até de forma interactiva - por exemplo, num filme de terror, poderíamos decidir se o/a protagonista entraria numa cave escura ou daria meia-volta e saíria a correr.

Apesar da poupança de custos que a Netflix anuncia, o que é quase certo é que estes avanços sejam acompanhados de futuros aumentos da mensalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails