A plataforma de streaming de anime Crunchyroll foi apanhada a usar legendagem automática do ChatGPT sem qualquer controlo de qualidade.
A Crunchyroll está a ser fortemente criticada por utilizar legendas geradas por AI na nova série "Necronomico and the Cosmic Horror Show", com o problema a ser que as legendas estão a ser um verdadeiro horror. Os fãs notaram rapidamente que os diálogos legendados estavam cheios de erros ortográficos, frases mal construídas, e até referências explícitas ao ChatGPT, o que indica que o texto foi criado por AI sem qualquer revisão humana.
Exemplos como "Is gameorver. if you fall, you are out" levantaram dúvidas sobre a qualidade e a autenticidade do trabalho; e quaisquer dúvidas depressa se dissiparam face a legendas que até começavam com "ChatGPT said", confirmando de forma embaraçosa a origem automática do conteúdo. Esta situação surge em contradição directa com declarações anteriores da empresa, que garantiu que não iria usar AI nas suas produções.
Este é mais um caso infeliz que mostra o total afastamento de algumas empresas das respectivas comunidades de clientes e fãs. O sector anime, em particular, conta com uma verdadeira comunidade de fãs a nível mundial, que repetidamente faz um trabalho de apoio que vai além daquele que é feito pelas empresas oficiais. Se a Crunchyroll não quer pagar por um serviço de legendagem oficial, não teria dificuldade em obter legendas de qualidade provenientes dessa mesma comunidade, a preço simbólico ou até mesmo gratuitamente. Assim, já se torna em mais um ridículo exemplo que mostra que as tecnologias AI não podem/devem ser usadas sem supervisão humana para assegurar que não cometem erros básicos.
sábado, 5 de julho de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário