sábado, 22 de abril de 2023

Adobe Firefly revoluciona edição vídeo com AI

Com o seu sistema de AI Firefly, a Adobe está a levar as capacidades de edição de vídeo a novos níveis.

A Adobe tem sido uma das empresas que se tem apressado a melhorar as suas ferramentas de edição de imagem e vídeo tirando partido das capacidades dos sistemas AI. Com a chegada do Firefly às ferramentas de edição de vídeo, começa a ser possível coisas que muito recentemente se poderiam pensar ser impossíveis.

Em vez de ser necessário ser um especialista em edição de vídeo, passa a ser possível fazer-se edição de vídeo com simples pedidos em linguagem natural. Por exemplo, pedindo-se para transformar uma cena numa cena matinal ou ao entardecer, ou para aplicar determinado efeito no rosto - que será detectado automaticamente no vídeo.

Quem quiser gerar vídeos para as redes sociais também tem a vida facilitada, pois o sistema pode analisar automaticamente o diálogo ou legendas, e gerar automaticamente textos a aplicar sobre as secções apropriadas.


Mas, ainda mais impressionante, é que podemos também atirar-lhe um argumento, e deixar que o sistema crie automaticamente um storyboard e pré-visualizações com base em imagens geradas via AI.
Facilmente se pode antecipar que, com a evolução deste sistema, se torne possível gerar um vídeo final, com qualidade que eventualmente possa vir a rivalizar com filmagens reais. E onde até seja possível fazer-se algo como escolher entre um catálogo de réplicas digitais de actores populares. Avance-se mais um pouco, e em vez de filmes pré-gravados, passamos a ter filmes gerados dinamicamente em função das preferências dos espectadores. Por exemplo, se estiverem a ver um filme em que não concordam com a escolha do casting, bastará dizer algo como "troca o protagonista para o Tom Cruise aos 32 anos de idade".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails