terça-feira, 27 de setembro de 2022

James Earl Jones cede voz à Lucasfilm

A voz de James Earl Jones continuará a servir o icónico personagem Darth Vader para a posteridade.

James Earl Jones tem uma das vozes mais inconfundíveis de Hollywood, e que assentou que nem uma luva num dos personagens mais marcantes do universo Star Wars: o Darth Vader. Mas, agora com 91 anos, o actor passou o testemunho às novas tecnologias, passando os direitos de utilização e recriação da sua voz à Lucasfilm.

Os fãs mais atentos já terão notado que na série Obi-Wan Kenobi a voz de Darth Vader é muito mais parecida com a dos primeiros filmes Star Wars do que a do mais recente The Rise of Skywalker. Isto porque, na série da Disney, já foi utilizada a tecnologia de AI da Respeecher para criar a voz do Darth Vader, em vez da voz actual do actor.
Apesar da voz de Earl Jones ser mais marcante e reconhecível, não é caso único. Nas séries The Mandalorian e The Book of Boba Fett, também a voz de Luke Skywalker em versão jovem foi recriada digitalmente com base em gravações da voz de Mark Hamill.

Com as tecnologias de AI a serem cada vez mais comuns, voz e imagem dos actores será algo que veremos ser recriados digitalmente com cada vez maior frequência... até se chegar ao ponto de ter actores 100% virtuais criados pelos estúdios, que dispensam por completo a necessidade de pagar direitos pela sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails