sábado, 11 de junho de 2022

Cinemas NOS e bilhetes para o email errado

O problema da falta de validação dos emails também se faz sentir no envio dos bilhetes de cinema NOS comprados online.

Esta semana fui surpreendido ao receber no meu email bilhetes de cinema para uma sessão do Top Gun Maverick num cinema NOS, bilhetes que não comprei. Depois de um período de surpresa inicial, por ter ido ver o filme alguns dias antes também num cinema NOS, e pensar se seria algum lapso que estaria a reenviar os bilhetes antigos - a conclusão é que foi apenas mais um caso do lapso habitual de alguém ter preenchido o endereço de email errado (o meu) ao fazer a compra online.

Antes de mais, quero referir que sou cliente frequente dos cinemas NOS, usando semanalmente o processo de compra de bilhetes online ou via app, processo que recomendo pela sua facilidade, e até à data nunca tive problemas. No entanto, na compra online há este pormenor onde um pequeno lapso pode dar azo ao envio dos bilhetes para a pessoa errada.
No processo de compra online, e para que não haja necessidade de criar novas contas ou registos, tudo o que uma pessoa tem que fazer - depois de escolher o cinema, filme e lugares - e concluir o processo, introduindo o nome, telefone, e endereço de email. A NOS até pede a confirmação do email num segundo campo, mas que não evita que quem fizer o "copy-paste" de um endereço errado replique o erro.

No meu caso, terá sido um outro Carlos Martins, que por distracção escreveu o seu endereço de email usando o serviço errado (outlook, gmail, sapo, etc.) e que inadvertidamente me fez receber os seus bilhetes. O problema é que não há qualquer forma fácil de reportar este tipo de erro, nem tão pouco me parece haver forma fácil do legítimo comprador reportar que não recebeu os bilhetes. No caso de ter encerrado a página web depois do pagamento efectuado, nem terá forma fácil de recordar quais os lugares que tinha escolhido - e nem vamos falar da potencial confusão que se geraria, se quem recebeu os bilhetes erradamente no email decidir dar-lhes uso e aparecer no cinema.

No meu caso, não irei (re)ver o Top Gun Maverick e espero que o legítimo comprador consiga esclarecer a situação quando chegar ao cinema; mas, apesar de ter sido um erro da responsabilidade de quem preenche o formulário, é algo que deveria estar contemplado no processo de compra de bilhetes, disponibilizando um processo de resolução deste tipo de eventualidades.


Actualização: Tornando a situação ainda mais caricata, a pessoa em questão parece estar a querer contactar os cinemas NOS, mas continua a enviar os pedidos usando o meu email.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails