sábado, 30 de outubro de 2021

TVs LG com Filmmaker Mode automático no Amazon Prime Video

A LG anunciou que os seus televisores mais recentes poderão activar o modo "Filmmaker" automaticamente quando se vê filmes no Amazon Prime Video.

O Filmmaker Mode é um modo que desactiva todo o processamento adicional, como o polémico motion smoothing, para permitir ver os filmes tal e qual como foram idealizados pelo realizador, nos seus característicos (e horrivelmente pré-históricos) 24 frames por segundo. Sinceramente, não percebo porque motivo a LG acha que isto é motivo de notícia, pois é o que a minha TV LG OLED já faz desde sempre, ao ponto de ser profundamente inconveniente.

Enquanto apps como a Netflix mantêm os modos de melhoramento de imagem que estiverem seleccionados, a app Amazon Prime Video insiste em desactivá-los, obrigando-me a reactivar alguns deles - nomeadamente o motion smoothing - de todas as vezes que abro a app. Isto porque, tendo especial sensibilidade ao refresh rate, considero completamente atroz ver o que quer que seja a saltitar a 24 fps, preferindo imensamente que mantenha a fluidez que muitos dizem fazer com que pareça "televisão".

Infelizmente muitos realizadores mantêm-se agarrados a essa ideia romântica dos 24 fps como estilo visual. Estão no seu direito, mas pelo menos que não tentassem impedir que o resto do sector cinematográfico evoluísse para frame rates mais modernos, de 60, 96, ou 120 fps - tal como Peter Jackson tentou fazer, sendo duramente criticado por isso. Até parece que se esquecem que os seus "artísticos" 24 fps foram apenas uma escolha do mais baixo frame rate possível suportado pelos espectadores, numa altura em que o critério fundamental era poupar na dispendiosa película.

Por isso, o que deveria ser notícia era: TVs LG ignoram o Filmmaker Mode e deixam que sejam os utilizadores a escolher como querem ver os filmes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails