A Disney é um império que, por repetidamente, até conseguiu alterar as leis dos direitos de autor, prolongado os prazos para que os seus conteúdos permanecessem por décadas a mais do que seria suposto. Infelizmente, a sua preocupação com os direitos de autor parece limitar-se aos casos em que isso funciona a seu favor, e não quando protege os ditos "autores".
Nos últimos anos a Disney tem comprado inúmeros estúdios, incluindo a Fox, Lucas, e todos os seus conteúdos. Mas a parte estranha é que, numa incompreensível falta de lógica, a Disney diz que tem o direito a usar todos os trabalhos pertencentes a estes estúdios, mas que não tem qualquer obrigação para pagar aos respectivos autores!
Isto já levou à criação de um grupo que reclama os devidos pagamentos - Writers Must Be Paid - mas sendo algo que deixa muitas pessoas desconfortáveis. Devido à sua dimensão e influência, muitos receiam que a Disney coloque os escritores que exigirem o justo pagamento pelo seu trabalho (e de acordo com os contratos que tinham) numa lista negra que impeça que venham a trabalhar novamente para qualquer projecto directa ou indirectamente relacionado com a Disney ou estúdios que adquiriu.Here's where things get criminally weird. Disney argued that when they bought out Lucas, Fox, etc, they acquired their assets, but not their liabilities. In other words, they'd acquired the right to sell Foster's work, but not the obligation to pay him when they did.
— Cory Doctorow (@doctorow) April 29, 2021
3/
Resta esperar que o caso se resolva, nem que seja com recurso aos tribunais, caso contrário, passa a ser uma excelente forma destas mega-empresas se libertarem de responsabilidades e contratos com autores: basta que um novo estúdio os compre e, segundo a "lógica" da Disney, ficam com todos os direitos, mas nenhumas das responsabilidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário