Desde a estreia dos filmes Star Wars que os fãs sonham com a possibilidade de terem um lightsaber que se comporte tal como o do filme, com uma lâmina luminosa que apareça do nada como magia, e volte a desaparecer quando é desligada. Ao longo das décadas muitas foram as variantes e versões de brinquedos que o tentaram fazer, mas sempre com sérias limitações - até que este mês, num evento da Disney, Josh D'Amaro (director dos parques da Disney) surpreendeu tudo e todos ao mostrar um lightsaber "verdadeiro", que aparecia e desaparecia como o dos filmes, mas em versão real.
Embora não tenha ainda sido mostrado em vídeo, o caso intrigou os fãs, que agora - graças às patentes - podem saber como é que este efeito foi criado.
Did #Disney invent a real working #lightsaber?
— Ben Ridout (@benridout) April 12, 2021
Yes they did.
It won't melt through metal blast doors, or cut off your hand, but it does feature an illuminated blade that will extend and retract at the push of a button.
This animation shows the concept behind the tech. pic.twitter.com/e7fwP06CxF
Next, widen the tapes and increase the curve, allowing them to partially wrap around each other and form a complete cylinder. Drive this system with a motor so both reels can be extended and retracted in synch at the push of a button. Now, you've got a lightsaber! pic.twitter.com/B3lLMmclDN
— Ben Ridout (@benridout) April 12, 2021
E, tal como nos truques de magia, a verdade é bem mais simples do que se poderia imaginar. O princípio de funcionamento é ídêntico ao das fitas métricas, usando duas com curvatura mais pronunciada para criar a ilusão de um tubo que se estica e retrai, com uma fita de LEDs no interior para gerar a luz.
A vantagem é que o sistema é simples o suficiente para poder permitir um preço aceitável quando a Disney eventualmente o lançar no mercado, provavelmente já no próximo dia "Star Wars" a 4 de Maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário