quarta-feira, 28 de abril de 2021

Fantasporto 2021

Já está a decorrer a 41ª edição do Fantasporto, que apesar do atraso, conseguiu fazer coincidir as suas datas alternativas com a boa evolução do cenário de Covid-19 que tem permitido "desconfinar" e reabrir as salas de cinema. Ainda assim, este ano o Fantas mudou-se do Rivoli para o Hard Club no Mercado Ferreira Borges, pelo que também representará uma edição de mudança "física" em novo espaço.

Realizado só numa sala e com lotação rigidamente limitada devido à aplicação integral de todas as regras de higiene COVID , terá naturalmente diferenças em relação ao que vem sendo habitual. De qualquer forma o Line-up apresentado a 15 de Dezembro do ano passado não tem qualquer alteração, algo que demonstra a institucionalização e interesse no potencial do evento, tanto a nível internacional como nacional. Devido a estas restrições, não haverá repetição da exibição dos filmes, todos eles a concurso com excepção dos clássicos.

Este ano, destaque especial para o documentário e livro dos 40 anos de Fantasporto.

Acabado de sair e editado pela Cinema Novo, o livro de Beatriz Pacheco Pereira “FANTASPORTO 40 ANOS- UMA HISTÓRIA DE CINEMA” assinala o percurso de uma cooperativa cultural “sui generis” da cidade do Porto, que nasceu, ainda sob a forma de revista na casa dos fundadores do Fantasporto, Mário Dorminsky e a autora. Depois, com a entrada em cena do festival, transformou-se numa cooperativa que ainda existe hoje. O livro aborda as realizações de ciclos, eventos e programações várias, publicações e gentes que se entrecruzaram com o Fantasporto, fundado em 1981.

Neste livro, ano a ano, e com centenas de fotos, acompanha-se a evolução de um dos festivais mais icónicos do mundo, Medalha de Mérito Cultural do Estado Português e Medalha de Ouro de duas cidades, Porto e Gaia.

A apresentação deste livro terá lugar no dia 30 de Abril, pelas 18.00hs no Main Floor do Hard Club. Entrada livre.

Importante será de referir a exibição a concurso do documentário “40 Anos de Fantasporto” de Isabel Pina, realizado como homenagem ao festival pela celebração do 40º aniversário do Fantasporto. Tal acontecerá na sexta feira, 30 de Abril pelas 13.30hs.

No filme, Isabel Pina entrevistou dezenas de personalidades em todo o Mundo, os fundadores do festival, diversos realizadores , actores, actrizes, directores de festivais como o de Berlim ou profissionais do meio que criaram ligações profundas com o evento e nele muitos deles iniciaram as suas carreiras. Mais de uma dezena de intercalares em cinema animação, esses da autoria do realizador irlandês Cashell Horgan, que no filme garantem a continuidade da história do Festival.


O Fantasporto 2021 decorre de 26 de Abril a 4 de Maio.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails