sábado, 24 de abril de 2021

Como calibrar Apple TV com um iPhone

A par da nova Apple TV 4K com HDMI 2.1, a Apple lançou um sistema de calibração dos televisores via iPhone - que está acessível também para as Apple TV antigas.

Este sistema de calibração ficará disponível com o iOS 14.5 e tvOS 14.5 que chega na próxima semana, e visa remover da equação as calibrações feitas "a olho" ou confiando nas pré-definições de alguns televisores, que nem sempre são tão correctas como se desejaria. Para isso, tirará partido do sensor de luz existente nos iPhones (curiosamente, não é utilizada a câmara), para servir como elemento de calibração, ao estilo dos sensores específicos utilizados por ferramentas de calibração profissionais.

O sistema ficará disponível nas Apple TV HD (2015) e mais recentes, e nos iPhones com Face ID.
  1. Com o iPhone desbloqueado e por perto, abrir os Setting na Apple TV
  2. Ir à secção Video e Audio
  3. Escolher Color Balance
  4. Seguir as instruções e colocar o iPhone no centro do ecrã do televisor, com o ecrã do iPhone virado para o televisor
O processo passar por mostrar diferentes cores no televisor, que serão captados pelos sensores, permitindo que a Apple TV faça os devidos ajustes para garantir que a apresentação das cores é a mais realista possível. E no final, apresentará um comparativo "antes / depois" para se verem as diferenças.
Ter em conta que esta calibração é feita apenas a nível da Apple TV, pelo que não poderá ser usado para calibrar o televisor propriamente dito para outros conteúdos, como as emissões de TV tradicional ou de outras apps que usem directamente na Smart TV. No entanto, com a calibração feita, poderão ficar com uma melhor referência para ajustarem o televisor para ficar com uma imagem mais natural nesses outros serviços - sendo que, de seguida, se fizerem ajustes à tonalidade e luminosidade do televisor, deverão fazer novo processo de calibração da Apple TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails