quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Novas salas XVision e ScreenX dos Cinemas NOS no NorteShopping


A NOS renovou completamente todas as salas de cinema no NorteShopping, e estreia dois novos tipos de sala em Portugal: a sala ScreenX com projecção a 270º, e a XVision que passa a ser a referência máxima a nível de qualidade de imagem e sonora.

A experiência de ver cinema tem-se transformado ao longo das décadas. Embora haja quem vá ao cinema privilegiando o convívio com os amigos e pouco se preocupando com a qualidade da imagem e som, há todo um grupo para quem esses elementos se tornam essenciais. Numa altura em que podemos ter em casa ecrãs de grandes dimensões e filmes com qualidade Ultra HD 4K, aumentam também as exigências quanto à experiência que se espera ter num cinema... e estas novas salas NOS querem estar à altura dessas expectativas, e até superá-las.

[a escada não fará parte das sessões regulares! :)]

Os espectadores podem dizer adeus às velhas salas NOS do NorteShopping. Todas as salas são novas e contam agora com projectores laser e som Dolby Atmos. Seis delas contam também com uma zona Premium que replica em parte a experiência das tribunas nos cinemas clássicos, com poltronas ainda mais confortáveis que as cadeiras normais, e onde nem sequer faltam portas USB para se poder recarregar o smartphone enquanto se vê o filme. Esta zona premium conta com acesso exclusivo por um piso superior, onde existe uma área lounge onde se pode aguardar com todo o conforto pelo início da sessão, com bar e comida. Esta zona estava ainda nos acabamentos finais, pelo que não pudemos tirar fotos (mas lá regressaremos).



Mas passemos às salas que mais curiosidade suscitam: as salas NOS XVision e ScreenX.

A sala NOS XVision



Posto de forma simples, a sala XVision é a nova sala de referência para ver cinema, idealizada pela NOS da mesma forma que algum cinéfilo sem limite de orçamento planearia o equipamento a colocar na sua sala de cinema em casa. Ou seja, temos o melhor projector laser disponível no momento (com projector laser duplo, podendo projectar a 120fps), poltronas confortáveis (particularmente na zona premium), e um sistema de som Atmos com cerca de 50 colunas espalhadas pela sala para um ambiente sonoro "de outro nível".




Passando à acção, pudemos ver alguns clips de demonstração de filmes e Dolby Atmos, para comprovar que tal as coisas se comportavam na prática.


[o nível de contraste e definição nas legendas facilita ver as diferenças para outras salas]

Tal como se esperava, temos uma qualidade de imagem e som que supera todas as restantes salas, e que se arrisca a roubar clientela até à sala IMAX - especialmente para aqueles que no IMAX ficam incomodados com a falta de resolução do projector 2K que temos nos nosso IMAX e a experiência sonora 5.1 que não pode competir com o Atmos. Mas, teremos ainda que aguardar para ver alguns filmes completos nesta sala... (coisa que se poderá começar a fazer a partir de hoje.)



Como curiosidade, estas salas já não perdem espaço com as cabines de projecção. Os projectores ficam em simples bastidores encostados à parede das salas, e alguns com sistema motorizado no tecto do corredor. Toda a gestão dos projectores é feita remotamente, podendo até ser controlada através de uma app no smartphone. As salas passam também por um processo de calibração regular de som e imagem, para garantir que tudo está como é suposto estar.


A sala ScreenX a 270º



Outra das salas que compreensivelmente gera maior curiosidade é a sala ScreenX com projecção a 270º. Nesta sala o filme pode ampliar-se para as paredes laterais, criando uma experiência muito mais imersiva. Aliás, é tão imersiva que os filmes não são projectados nesta forma na sua totalidade. Em cada filme há cerca de 20 minutos com a projecção a 270º - e depois de termos visto algumas demonstrações, somos levados a dizer que é a opção mais acertada.

A sala acaba por funcionar de forma idêntica à das salas 4DX, para quem procura uma experiência diferente, e não como substituta das salas de cinema "normais". Como curiosidade, a sala está também preparada para futura expansão para projecção no tecto e no chão (retirando-se as primeiras filas de cadeiras). Falando da "amplitude" da projecção, fiquei surpreendido por ver que nas partes laterais a projecção chega mesmo aos cantos traseiros da sala (pensava que se iria limitar uma secção mais reduzida das paredes).

Podem espreitar isso no vídeo que segue, durante a sessão de demonstração a que tivemos direito.



As novas salas de cinema NOS do NorteShopping abrem hoje (19/12/2019) com sessões múltiplas do Star Wars: Rise of Skywalker (excepto na sala 270º).

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails