quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Shangai Fortress


Já está disponível na Netflix um filme sci-fi chinês que se está a tornar num fenómeno, mas não no tipo  de fenómeno desejado. Shangai Fortress foi um flop que até fez o seu realizador pedir desculpas publicamente por poder por em causa futuras produções sci-fi no país, e que agora pode ser "apreciado" por todos.

A história em si tem uma base interessante: uma missão espacial trouxe para a terra uma nova fonte de energia que permitiu substituir as fontes de energia poluentes e proporcionar grandes avanços científicos; mas infelizmente atraiu também uma estranha ameaça extra-terrestre que tem destruído cidade após cidade, restando apenas Shangai como última cidade fortificada.

O filme tenta acompanhar um pequeno grupo que vai treinando o controlo das frotas de drones utilizadas para combater os extra-terrestres, mostrando a relação entre eles (e o inevitável interesse romântico), mas infelizmente tudo isso acaba por ficar perdido pelo meio da muita "propaganda" que insistentemente relembra a necessidade de desempenhar as funções atribuídas e de se sacrificarem pelo "bem maior". Na verdade, não é muito diferente daquilo que muitos filmes "patrióticos" norte-americanos também fazem, mas que acaba por ser feito de forma um pouco mais discreta e individualista do que nesta perspectiva chinesa que quase acaba por confirmar alguns dos preconceitos ocidentais.

As cenas de acção não escondem os milhões gastos nos efeitos CGI, mas infelizmente (tirando algumas excepções) adoptam um estilo que parece querer replicar deliberadamente o estilo de filmes de baixo orçamento, ficando muito aquém do que se esperaria de uma super-produção.

Felizmente, ao fim de cerca de 90 minutos a coisa está praticamente terminada (nos créditos temos algumas poucas cenas que até seriam interessantes, se o argumento nos tivesse feito gostar dos personagens - assim como uns poucos, mas inconsequentes clips dos bastidores... longe de nos fazerem interessar ou rir, como nos famosos créditos dos filmes de Jackie Chan! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails