sábado, 17 de agosto de 2019

Caixa-forte inundada da "Casa de Papel" é real


Quando na terceira temporada da série da Netflix "La Casa de Papel" se descobre que um dos sistemas de protecção da caixa-forte do Banco de Espanha é a sua inundação com água, é impossível não nos interrogarmos sobre se esta medida de segurança será mesmo real ou ficção. Pois bem... agora sabemos que é mesmo real.

Os sistemas de segurança dos bancos centrais de qualquer país fazem parte dos segredos mais bem guardados - apostando-se na técnica de que será difícil fazer planos para superar defesas sobre as quais nada se sabe - mas no caso do Banco de Espanha ficamos a saber que a parte de poder ser inundado como método de protecção contra roubos é mesmo real.


No entanto, não se pense que seria exactamente como retratado na série. Na verdade, o ouro espanhol é protegido por três portas blindadas (e não apenas uma como na série), sendo que seria a secção intermédia - que conta com um elevador que desce uma profundidade de 35 metros - a ser inundada.

A medida parece saída de um filme do James Bond, mas os responsáveis relembram que à altura em que a caixa forte foi construída, na década de 1930, não haviam sistemas CCTV nem sistemas de segurança digital. Pelo que a aposta consistia essencialmente nas barreiras de segurança físicas, que na vida real têm resistido ao longo de quase um século.

Um destes dias ainda descobrimos que estas caixas fortes são o local mais seguro para guardar as chaves das criptomoedas... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails