sábado, 25 de maio de 2019

Piracy Blockr promete acabar com gravações ilegais nos cinemas


A guerra à pirataria não pára e agora há um novo sistema que promete acabar com as gravações ilegais nos cinemas, também conhecidas por "camming".

Quem se aventurar pelo sites de conteúdos pirata depressa descobrirá que os filmes não são pirateados todos da mesma forma. Existem inúmeras variedades de opções à escolha, normalmente acompanhando as diferentes fases de distribuição: as versões "cam", gravadas directamente nas salas de cinema (muitas vezes vendo-se a cabeça das pessoas, ou obrigado a cortar significativamente a imagem visível) com péssima qualidade de imagem e som; as versões "telecine", convertidas de película mas com maior qualidade; e indo depois até aos rips dos blu-ray, streams directos web-dl, ou conversões das emissões em TV.

Embora tenham a pior qualidade de imagem, as versões cam são das que mais preocupam os estúdios, por normalmente serem as primeiras a surgir na internet, poucas horas após a estreia de um filme. E para o combater, estão a ser convencidas a recorrer ao novo sistema Piracy Blockr.


A ideia é criar um sistema que não interfira com a qualidade de imagem para as pessoas, mas que inviabilize a sua gravação por câmaras, e para isso vão recorrer à projecção de imagens num espectro invisível para os olhos mas não para as câmaras.


O mais simples (e barato) será utilizar o espectro infra-vermelho (IR), o mesmo que permite às câmaras de vigilância ver no escuro em combinação com LEDs IR. Tal como as câmaras dos nossos smartphones são capazes de ver os LEDs IR dos controlos remotos a piscar, a ideia é "estragar" a imagem de câmaras que tentem gravar o filme numa sala de cinema.


A medida está a ser muito aplaudida na China, mas confesso que fico pasmado por estes senhores, que provavelmente terão gasto "milhões" a desenvolverem este sistema, não se lembrarem que tudo isso é algo que é facilmente ultrapassado por um filtro de poucas dezenas de euros (se tanto). Mas pronto, deixem-nos lá ficar com a vitória de terem criado um sistema anti-camming... condenado ao fracasso desde o início.

É assim tão difícil antever que, quando se cria um qualquer sistema anti-pirataria, se pense na dificuldade (neste caso, facilidade) com que o mesmo poderá ser contornado?

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails