quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

O Mecanismo


Depois de muito tempo, lá consegui finalmente espreitar a série "O Mecanismo", que retrata o escândalo "lava jato" no Brasil, e que "incomodou muita gente". Foram vários os políticos a tentarem impedir a exibição da série, com José Padilha a limitar-se a dizer que se trata de uma série de ficção, embora baseada em factos reais.

Confesso que não conhecia em pormenor a operação lava jato (para além do que aparecia nas manchetes dos jornais), e fiquei - como se diz por lá - grudado ao ecrã, o que demonstra uma vez mais a mestria de José Padilha enquanto contador de histórias.

A história ressoará muito bem com os portugueses, que também estão, infelizmente, muito habituados a lidar / ouvir os escandalosos casos de corrupção que temos por cá. E no fundo, serve como um curso intensivo acelerado, de como funciona a corrupção ao mais alto nível, e que acaba por contagiar toda a sociedade.

Um pequeno grupo de investigadores da Polícia Federal e um juiz, ousam intrometer-se na área dos "intocáveis", começando a traçar e a perseguir o fluxo de milhares de milhões de reais, num esquema montado entre a classe política e os maiores empresários do país.

... Só é pena ser uma daquelas séries onde não há um "final feliz". Pelo contrário... ficamos ainda mais desapontados por nos vermos dentro do "mecanismo" que parece ser impossível de quebrar...


Mas pronto, o primeiro passo para a resolução de um problema é estar consciente que ele existe; e sem dúvida que quem vir esta série ficará um pouco mais informado sobre a forma como as coisas funcionam, e talvez possa vir a fazer o seu pequeno contributo para que as coisas mudem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails