quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Netflix deixa de aceitar pagamentos via App Store no iOS para novos utilizadores


Depois de vários anos, a Netflix demonstra finalmente o seu desagrado pelas comissões da Apple e remove a opção de subscrição do serviço com pagamento através da App Store / iTunes na versão iOS.

Em tempos sendo uma obrigatoriedade que qualquer serviço que disponibilizasse uma forma de subscrição teria também que o fazer directamente através das apps iOS usando o pagamento iTunes / App Store, a Apple tem vindo a ceder terreno aos seus parceiros que reclamam da comissão excessiva de 30% que a Apple cobra. Mais recentemente, a Apple reduziu a comissão para 15% no caso de serviços que estejam a ser pago há mais de um ano, mas mesmo isso não parece ter sido suficiente para a Netflix.

Tal como já tinha feito na sua app Android em Maio, a Netflix remove também a opção de pagamento via App Store na app Netflix para iOS, redireccionando os clientes para o browser para que introduzam uma forma de pagamento - tal como fariam ao subscrever o serviço através da web.

Parece que os produtores de conteúdos estão novamente a recuperar o seu poder face às plataformas de distribuição, que em tempos podiam ditar as regras que bem quisessem sem grandes hipóteses de "reclamação". Desde então, já temos visto jogos como o Fortnite a ficarem de fora do Google Play para não pagarem comissões (e só não o fazendo no iOS porque não é possível), e seguramente este exemplo da Netflix irá ser seguido por muitos outros no futuro... que estejam dispostos a recuperar os 30% (ou 15%) desaparecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails