sábado, 2 de dezembro de 2017
Caixa de DVDs do Stranger Things usou foto "roubada"
Bem sabemos como qualquer pessoa que tente usar um qualquer conteúdo com copyright está logo sujeito a uma carga de trabalhos e ameaça de processos com custos milionários e penas de prisão; mas por vezes também temos o oposto, como sucede com a caixa dos DVDs do popular Stranger Things da Netflix, que recorre a uma foto de uma cassete VHS obtida sem permissão.
O popular (e recomendado, diga-se) Stranger Things da Netflix tem sido um fenómeno que reacende o sentimento de nostalgia pelos anos 80, e isso alastra-se também à própria caixa em que os DVDs são fornecidos, que replica o formato de uma velha cassete VHS - por is própria inspiradora de muitas memórias entre todos os que se lembram dos tempos áureos dos videoclubes, e de quando ir buscar umas cassetes com filmes fazia parte do ritual semanal.
O pequeno problema é que a foto desta cassete VHS foi usada sem autorização.
A foto original foi tirada por Gough Lui, e uma comparação entre a sua foto e a utilizada para os DVDs do Stranger Things não deixa margens para dúvidas. Embora tenha havido alguma manipulação para fazer com que a foto se adequasse ao formato da caixa, coisas como os reflexos nas janelas das bobines, assim como reflexos e sujidade na textura da cassete, não deixam margens para dúvidas.
Obviamente que Gough Li não apreciou que uma mega-produção usasse uma foto sua sem sequer lhe terem feito o pedido; mas a sua tentativa de entrar em contacto com alguém responsável foi também infrutífera... restando-lhe apenas a opção cada vez mais inevitável nestes casos: trazer o assunto para a praça pública - leia-se: a internet!
E felizmente a táctica deu resultado. Em menos de um dia foi contactado pela Netflix e rapidamente chegaram a um entendimento que ele considera "ser satisfatório", e que inclui também o envio de uma destas caixas com os DVDs para si (já que ele vive na Austrália e não estavam disponíveis por lá). Um final "feliz" para um incidente que, no entanto, deveria ter sido evitado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário