quarta-feira, 13 de abril de 2016

10 Cloverfield Lane

Já dei tempo suficiente para que os interessados vissem o misterioso 10 Cloverfield Lane, pelo que está na altura de falar sobre ele - sendo que é também o filme que me serviu para estrear a sala 4DX da NOS no Gaia Shopping.

O filme chegou-nos caindo do nada, poucas semanas antes de estrear, e com um trailer que gerava elevadas expectativas, com uma rapariga a acordar dentro de um bunker após ter tudo um acidente, e com um estranho personagem que diz que o mundo lá fora "acabou". Será apenas um maluquinho das conspirações que a quer manter presa... ou será que está a dizer a verdade? É essa a premissa do filme, que lá se vai arrastando entre ambas as hipóteses durante a maior parte do tempo...

Antes de mais, grande nota negativa para quem decidiu, nalguns cinemas, apresentar um poster do filme que revela logo o final (ao mostrar uma "nave extra-terrestre") - é inadmissível fazerem isso num filme como este, que vive dessa expectativa. Mas, tendo o filme o nome que tem, também é algo que já se poderia antever... pelo menos para os fãs.

Seja como for, o final do filme acaba por ser a coisa que mais desilude... mas temos que considerar que este é um daqueles casos em que seria extremamente difícil apresentar um final que agradasse a todos.


Quanto à parte do 4DX... posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido pois, ao contrário do que imaginava, até acabei por achar piada. Claro que isto é algo que irá variar imenso de filme para filme, dependendo dos efeitos que decidirem aplicar (para além do movimento da cadeira temos coisas como o vento - na cara e nas pernas - strobes a "trovejar" na sala, fumo a sério a surgir perto da tela, etc.) Neste 10 Cloverfield Lane temos o ponto alto logo no início, durante o acidente, e depois as coisas acabam por ser bastante suaves até ao final (durante grande parte do filme nem há efeitos dignos de registo). Claro que o preço de 12 euros será um factor proibitivo para muitas pessoas... mas, ocasionalmente, é uma experiência interessante a visitar.



2 comentários:

  1. Meu caro, podias ter colocado "SPOILER" ou algo do parecido, no início da tua crítica. Normalmente fazes isso. Tive pena pois só vi o filme hoje e costumo seguir este blog.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa... pensei que a frase inicial tivesse sido suficiente (o que, a par dos cartazes nos cinemas... tratava do assunto.)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails