quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

The 5th Wave

Este The 5th Wave mostra-nos um mundo que está sob invasão de uns extra-terrestres, e que lançam sucessivas vagas de ataque que visam exterminar a raça humana - pelo que, como poderia eu resistir a ir espreitá-lo?

Fui ver o filme não sabendo que era a adaptação de um livro que serve de início a uma trilogia, com o segundo livro (The Infinite Sea) a já ter sido publicado, e o terceiro a ser aguardado para os próximos meses. Mas ainda bem que assim foi, para não ir com nenhuma ideia pré-concebida...

O filme não se demora pelas sucessivas vagas de ataque (1ª eliminam todos os dispositivos eléctricos; 2ª mega-tsunamis que matam "biliões" de pessoas nas zonas costeiras; 3ª uma variante mortífera da gripe das aves; 4ª pessoas infectadas pelos extra-terrestres que continuam a parecer humanas mas que tentam exterminar os sobreviventes)... sendo que a grande pergunta é: qual será a 5ª vaga, que os militares acreditam ser iminente e que pretenderá erradicar a raça humana.

Começamos por acompanhar a vida de uma típica família, de um casal e seus dois filhos, e que também foi tendo as suas perdas ao longo das vagas. Mesmo não sabendo que o filme tinha um livro por base, tornou-se evidente que muitas coisas que potencialmente se gostariam de ver aprofundadas, estavam a ser feitas "a despachar". Ainda assim, foi entretenimento garantido e divertido... até ao momento em que se entra na fase em que se pode considerar que a história fica contagiada pelo "Twilight" em versão extra-terrestre. Isso aí era dispensável... mas pronto, estamos a falar de "ficção para adolescentes" e parece não haver forma de escapar à formula recorrente dos problemas e dilemas amorosos juvenis.

Mesmo isso conseguirá desculpar-se e ultrapassar-se, desde que não se vá com muitas expectativas - mas temo que para o segundo filme isso se vá tornar no ponto central a abordar (a ver pela sinopse do livro), o que já me deixa bastante mais preocupado. Mas pronto, se consegui resistir a ver a saga Twilight, também aguentarei certamente ver esta - só não se atrevam a separar o terceiro filme em duas partes, que aí já estão a abusar...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails