segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

NOS vai abrir duas salas de cinema 4DX


Depois do IMAX, a NOS vai apostar em duas salas com tecnologia 4DX para tentar convencer os portugueses a saírem de casa e ir viver uma experiência de cinema mais imersiva e que não poderá ser recriada em casa.

A tecnologia 4DX não é nova, mas tem tradicionalmente sido utilizada apenas em parques de diversões ou em eventos especiais. Em vez de se ficar sentado em cadeiras estáticas e ver um filme na tela, com o sistema 4DX temos as cadeiras colocadas sobre plataformas móveis que recriam sensações de aceleração, travagem, inclinação, etc. e acompanhadas por dispositivos que permitem criar o efeito de chuva, vento e até cheiros.

Tradicionalmente, estas experiências 4DX são feitas para filmes curtos, como os que se podem ver em parques temáticos, mas nos últimos anos têm sido cada vez mais aplicadas aos filmes comerciais que vemos nos cinemas tradicionais. Alguns dos candidatos para beneficiar deste tratamento serão o próximo filme do universo Star Wars "Rogue One", assim como o Doctor Strange da Marvel, entre outros.

A NOS pretende abrir duas salas 4DX, em Lisboa e no Porto, ainda durante a primeira metade de 2016; sendo que a grande questão é saber se as mesmas conseguirão convencer os espectadores a pagar um preço (ainda) mais elevado pelos bilhetes; e se a experiência extra proporcionada pelo 4DX será realmente atractiva, ou acabará por ser considerara uma distracção.

Por muito que me agrade esta tecnologia para certo tipo de conteúdos, penso que a NOS melhor faria em investir no upgrade dos projectores das suas salas IMAX para os mais recentes projectores laser 4K. Isso sim, seria aposta garantida! :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails