quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A magia do cinema em película e as cabines de projecção


A película e o cinema são coisas que nunca poderão ser separadas, e hoje trazemos-vos uma justa homenagem a todos os que são responsáveis por fazer essa magia e que passam o seu tempo escondido do olhar dos espectadores: os projeccionistas nas cabines de projecção.

Por cá somos adeptos das novas tecnologias, e mal podemos esperar que todos os cinemas possam ter projectores laser 8K e projectar cinema digital a 90fps; mas isso não invalida que apreciemos também os formatos que têm permitido criar esta magia ao longo de quase um século.

... Importará apenas relembrar que, aquilo que muitos puristas consideram como sendo "o cinema", resulta apenas das limitações técnicas e económicas da tecnologia existente na altura (como os meus odiados 24fps!) Se na altura soubessem que podiam gravar filmes a 100fps de forma economicamente viável, acham que teriam escolhido os 24fps? ;P

Um bem haja a todos os projeccionistas, e a todo o "corta e cola" nas películas que tiveram que fazer ao longo da sua vida. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails