quarta-feira, 3 de junho de 2015

Particle Fever

Os filmes de ficção são bons, os históricos e/ou baseados em acontecimentos reais, também - mas de vez em quando nada como olhar mesmo para algo voltado para a realidade, como este documentário: Particle Fever.

Este documentário acompanha as equipas do CERN durante a construção e arranque do LHC (Large Hadron Collider) e a sua pesquisa pelas ilusórias partículas subatómicas que os físicos teóricos dizem existir, mas que os físicos experimentais necessitam de descobrir/comprovar.

Não se aprofundando demasiado sobre as questões teóricas, o documentário apresenta-nos algumas das grandes mentes do nosso tempo, e as teorias "rivais" da Super-Simetria e dos Multiversos - e a esperança que o LHC ajudasse a dissipar as dúvidas sobre qual se comprovaria.

É o tipo de documentário que pode ajudar a mostrar que a "física" não é uma coisa chata, e de como acaba por ser uma das poucas áreas que é capaz de unir todo o planeta (incluindo nações rivais e inimigas) em busca de uma resposta comum e que beneficiará toda a humanidade. Ao mesmo tempo lembrando-nos também que por cá andamos por uma minúscula fracção de tempo, demasiado valioso para que seja desperdiçado.

... Um documentário apropriado para se ver numa altura em que o CERN anuncia que o LHC volta a estar pronto para segunda fase de experiências, depois de quase dois anos a ser alvo de melhoramentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails