sexta-feira, 16 de maio de 2014

Godzilla

Um dos monstros mais famosos do cinema está de regresso, e maior que nunca. Godzilla será provavelmente o monstro que mais filmes tem, e este Godzilla de 2014 mostra que ainda terá muitos mais pela frente.

Antes de mais, importa referir que este filme é realizado por Gareth Edwards, que se aventura aqui na sua "grande estreia", depois de ter ficado conhecido por realizar precisamente um filme de monstros: Monsters. Um filme que apesar de ter sido feito com orçamento extremamente reduzido, demonstrou perfeitamente as suas capacidades.

Embora já todos conheçam este mega-mostro, este novo filme trata-nos como se fosse a primeira vez que o vimos - acabando por funcionar quase como homenagem aos filmes clássicos de monstros, onde a expectativa acabava por ser a melhor arma ao dispor do realizador. A nossa "apresentação" aos monstros vai sendo feita de forma lenta, e mesmo se depois somos presentados com algumas cenas de combate em escala gigante, por várias vezes o filme foge delas, reduzindo-as a algo que fica escondido por trás de uma porta que se fecha, ou que se limita a passar no ecrã de um televisor. Algo que ajudará a que não se tenha uma overdose de acção, e a apreciar um pouco mais os momentos em que as coisas são realmente visíveis.

Há também um aspecto que aqui é focado e que por vezes fica esquecido, da nossa pequenez e insignificância perante estes mega-monstros; dado desde logo no plano inicial, em que os humanos se assemelham a autênticas formigas. (Embora lá pelo meio o filme também meta os pés pelas mãos e se baralhe um pouco: num momento temos uma criatura que nem se preocupa em causar um gigantesco tsunami que terá vitimado milhares de pessoas; no outro já é tratado como se fosse um defensor da humanidade. Pormenores...)

O que interessa é que Godzilla é um dos grandes filmes deste ano, e interessa ver o que este Gareth Edwards irá fazer a seguir... pois parece-me que vai ser um daqueles nomes que ainda vai dar muito que falar. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails