sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fantasporto 2014 abre hoje as portas com Vampire Academy


Chega novamente àquela altura do ano em que a magia do cinema fantástico se reúne no Rivoli no Porto, para mais uma edição do Fantasporto. Este ano o filme de abertura é Vampire Academy, que será exibido mais logo às 21h durante a sessão de abertura.


No entanto, não há como esconder o facto de que esta 34ª edição do Fantas é uma sessão agridoce devido a todos os acontecimentos dos últimos tempos e que fragmentaram irremediavelmente aquele que era o "núcleo duro" responsável pelo festival. De certa forma, o Fantas acaba por ser a "criança" que mais sofre durante o divórcio dos pais, sem que disso tenha qualquer culpa - mesmo que de ambos os lados existam as melhores das intenções.

Mesmo não tendo qualquer contacto privilegiado com os evolvidos, confesso que continuo com a esperança de que o tempo possa vir a fazer prevalecer o bom senso, e que as coisas possam voltar a ser - não aquilo que eram dantes, mas algo melhor; aproveitando uma "má situação" como oportunidade para criar algo de positivo. Afinal... não temos falta de exemplo de coisas "irrevogáveis"... pois não?

Seria fácil tomar partidos, seria fácil acreditar mais num lado do que no outro, dependendo das preferências do dia ou da hora, ignorando que só os respectivos é que saberão na sua própria consciência quem é que terá (alguma/muita/pouca/nenhuma) razão. Mais fácil ainda seria fazer de conta que nada se passa, ou fazer de conta que o Fantas tinha deixado de existir... mas perdoem-me a inocência de quem cresceu a ver o Fantas, desde quando isso incluía entrar à socapa no Carlos Alberto com idade bem abaixo da que seria recomendável para ver este tipo de filmes, e ficar maravilhado com os mundos e universos fantásticos que eram projectados na tela.

Com esse tipo de filmes posso eu bem - espero é que rapidamente possamos esquecer os "tristes filmes da vida real" que neste momento assombram a imagem do Fantas. A um pequeno passo dos 40 anos, penso que todos desculparemos uma pequena crise da meia idade deste Festival; mas seria bom ter a confirmação de que tal foi apenas um episódio passageiro e que o dito bom-senso voltou a comandar as operações.

Bom Fantas 2014, vemos-nos pelo Rivoli!




Catálogo do Fantas em versão digital:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails