segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Jobs

Não tinha tido oportunidade de ver Jobs quando estreou no cinema (e sinceramente, a vontade também não era muita), mas finalmente proporcionou-se a oportunidade e.... vejo que não estava errado.

Jobs pretende ser uma história que nos dá a conhecer um pouco mais da vida de Steve Jobs, fundador da Apple, e uma pessoa que de uma forma ou de outra poderá dizer que "mudou o mundo". No entanto o filme acaba por não ser nada mais do que uma tentativa clara de ganhar alguns milhões na bilheteira à custa da sua memória, já que pouco ou nada nos é dado a conhecer, e a interpretação quase caricatural de Ashton Kutcher no papel de Steve Jobs por várias vezes nos faz pensar se isto será suposto ser mesmo um filme "sério".

Para um filme biográfico, saímos deste filme a saber tanto como quando o começamos a ver. A vida de Jobs resume-se a uma colagem de umas poucas cenas soltas da sua juventude; e onde alguns dos momentos mais importantes e marcantes estão ausentes: como conheceu Wozniak - e porque motivo ele depois veio a abandonar a Apple; porque motivo repudiou a sua namorada grávida (e mais tarde aparece no filme como homem de família, sem nunca ter sido abordado como, ou porquê)?

O filme centra-se apenas nos jogos de poder que fizeram com que ele fosse removido da sua própria companhia, e depois do seu retorno - polvilhando com algumas pitadas da sua excentricidade e temperamento explosivo - mas que acabam por resultar numa receita imprópria para consumo.

Para quem quiser espreitar um pouco mais sobre Steve Jobs, continua a ser muito mais recomendável ver (ou rever) o Pirates of Sillion Valley... que é tempo melhor empregue!



2 comentários:

  1. Ainda só consegui ver 15 minutos mas o q vi n gostei. Algumas dessa perguntas estão respondidas no livro (e apenas vou a metade do livro, se tanto...). Já se sabe como são as conversões para cinema. Fica muito por dizer....

    ResponderEliminar
  2. Atenção que este filme não é baseado na biografia do Walter Isaacson.
    Esse ainda está para sair e com argumento do genial Aaron Sorkin
    http://www.wordandfilm.com/2013/08/forget-jobs-heres-real-steve-jobs-biopic-see/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails